Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes fala sobre a gíria do dia: sextou

04/08/2017 - 10h00min

Atualizada em: 04/08/2017 - 10h00min


Magali Moraes
Enviar E-mail

Já pode dizer sextou? Calma, ainda não. Tá muito cedo. Tem que ser na hora H. Dizer sextou no momento errado perde a graça. Sextou é uma gíria usada pra marcar o início do fíndi. Um divisor de águas. O abre-alas. O precursor da liberdade. Sextou combina com o anoitecer de sexta. E pode durar até o finalzinho do domingo. Sabe por quê? Sextou é mais que gíria, é um estado de espírito. É a vida te chamando pra viver. Tem pessoas que já nasceram sextando e contagiam os outros com seu astral e energia.

Transformar a sexta-feira em verbo, num convite pra curtir intensamente o fíndi, é uma ideia genial. E é a cara do brasileiro. Parece que foi uma letra de forró que inventou essa expressão e caiu no gosto popular. Eu posso não gostar de forró, mas adoro sexta-feira. Lembra que comecei a escrever aqui no DG às sextas? Só de saber que temos dois dias inteiros livres pela frente, dá uma alegria enorme.

Leia outras colunas da Maga

Celebrando o momento

E tem o tempo verbal, que diz tudo. Sextou é passado recente, acabou de acontecer, foi, partiu. Se sextou fosse um som, seria o tilintar de copos brindando ou de espumante estourando. Com risadas ao fundo. Mesmo que você precise trabalhar sábado ou domingo, pode falar que sextou. Vai fazer bem. É um direito de todos se divertir no fíndi, nem que seja um pouquinho. Fale em voz alta, com um sorriso de satisfação. E dê-lhe postar foto nas redes sociais mostrando como você está celebrando o momento.

Só não confunda sextou com sesteou, que é o ato de tirar uma sonequinha depois do almoço. Sextou é animação. Também é suspiro de alívio, descanso do guerreiro, Netflix, controle remoto na mão e pés pra cima. Mas isso não é a mesma coisa que roncar, né? Se você for uma pessoa de sorte, até pode sextar e sestear junto (bah, daí eu vou sentir muita inveja). Hoje, no final do dia, quando terminar o seu último compromisso, lembre dessa coluna. E diga sextou! Bom fíndi pra você.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias