Entretenimento



Música 

Neto Fagundes apresenta disco com temas históricos do Galpão Crioulo

Nativista faz show de pré-lançamento do álbum na noite desta quarta-feira (300, na Casa RBS, na Expointer, em Esteio.

30/08/2017 - 07h00min

Atualizada em: 30/08/2017 - 07h00min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Nativista

Para resgatar temas que marcaram época no Galpão da Crioulo, da RBS TV, que completa 35 anos em 2017, Neto Fagundes, que apresenta o programa ao lado de Shana Müller, faz um pré-lançamento, no começo da noite desta quarta-feira (31), na Casa da RBS, na Expointer, de seu oitavo disco da carreira solo. No local, ele fará um pocket show para mostrar algumas faixas do álbum Galpão Sagrado, acompanhado dos irmãos, Ernesto (bombo leguero e voz) e Paulinho Fagundes (violão e voz).

O disco resgata composições que tiveram destaque no programa, e que marcaram a história da música gaúcha. O disco, Neto lembra, teve grande influência de seu tio, Nico Fagundes, que apresentou o programa por 30 anos, e que faleceu em 2015.

– É um disco que passa muito pelo tio Nico. Ali por 2012, foi ele que me "botou pilha" para regravar canções que fizeram história no Galpão. Infelizmente, ele faleceu antes de ver esse projeto pronto – relembra Neto que, desde 2000, apresenta o programa aos domingos, na RBS TV.

Neto Fagundes fala sobre seus 10 anos de Planeta Atlântida
VÍDEO: Neto Fagundes fala do legado do tio, parceiro de música e colega de Galpão Crioulo

Carga sentimental aparece no disco

Entre as canções que estarão no disco, que deve chegar às lojas até o dia 20 de setembro, estão a faixa Galpão Crioulo, algumas históricas, como Baile de Fronteira, além de outras canções que já foram tema de abertura do programa, como Cancioneiro das Coxilhas.

– Galpão Crioulo, por exemplo, é parceria do tio e do Ernesto, é o embrião de toda essa história, música em homenagem ao Galpão – explica Neto, que afirma que o disco tem uma carga sentimental:

– É um disco que homenageia o tio Nico e o Galpão, que, de certa maneira, sempre me recebeu em Poro Alegre. Primeiro, como artista. Depois, como apresentador – afirma Neto.

Serviço

O que: Show de pré-lançamento do disco Galpão Sagrado, de Neto Fagundes, com participações de Ernesto e Paulinho Fagundes
Quando: nesta quarta-feira, a partir das 18h
Onde: Na Casa da RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Expointer
Quanto: Os ingressos para ingressar no parque custam R$ 13.

Galpão Sagrado, por Neto Fagundes, faixa a faixa:

Xote da Amizade (Aparício Silva Rillo e Mario Barbará) "Participei do DVD do Barbará e do Chico Saratt cantando essa música. Faz parte de uma fase bacana da nossa cultura, ela virou um clássico do cancioneiro."

Galpão Crioulo (Nico Fagundes e Ernesto Fagundes) "Parceria do tio e do Ernesto, é o embrião de toda essa história, música em homenagem ao Galpão."

Veterano (Antonio Augusto Ferreira e Ewerton Ferreira) "Um grande clássico, foi vencedora da Califórnia da Canção Nativa, em 1980.”

Baile de Fronteira (Mauro Ferreira e Luiz Carlos Borges) “Um chamamé que o tio Nico sempre gostou muito, e sempre pedia que eu cantasse para ele."

Origens (Nico e Bagre Fagundes) "Clássico absoluto, tema de abertura do Galpão até hoje, música forte."

Cancioneiro das Coxilhas (Os Bertussi) "Um tema muito importante, já foi tema de abertura do Galpão e eternizada pelos Bertussi."

Baile de Candeeiro (Sergio Napp e Albino Manique) "Parceria com Manique, que, primeiro era música instrumental, e depois, ganhou letra do Napp. Grande tema, foi gravado pelo Canto Livre, e também foi abertura do Galpão."

Vozes Rurais (João de Almeida Neto) “O João se apresentou com essa música em uma edição do Musicanto. Resgate importante das primeiras canções que tocavam no começo do Galpão."

Negro da Gaita (Gilberto Carvalho e Airton Pimentel) "Foi vencedora da sétima Califórnia Canção Nati, cantada pelo grande (César) Passarinho, em uma interpretação inesquecível."

Bailanta do Tio Flor e A Primeira Vez (Elton Saldanha) “Duas músicas de etapas diferentes do Elton, clássicas da formação dele.”

Destino de Peão (Noel Guarany) "Clássico antigo do Noel. Tocava demais no começo do Galpão."

Leia mais sobre famosos e entretenimento



MAIS SOBRE

Últimas Notícias