Entretenimento



Especial

Sandy: transição bem-sucedida

Cantora apareceu para o país ainda pequena, quando fazia dupla com o irmão, Junior. Estrelou série na Globo, terminou a dupla, mas segue uma carreira solo de sucesso. 

05/08/2017 - 12h01min

Atualizada em: 06/08/2017 - 08h43min


José Augusto Barros
Enviar E-mail

Cresceu diante de holofotes

Referência bem-sucedida de criança que cresceu diante dos holofotes, Sandy tem boas lembranças do período em que surgiu para o estrelato, aos sete anos, quando formou a dupla que encantou o Brasil com o irmão, Junior. Filha de um dos grandes nomes do sertanejo no país, Xororó, da dupla com Chitãozinho, a cantora, 34 anos, acha que os pais conduziram bem o seu desenvolvimento como criança e a trajetória profissional.

– Eu tive uma infância saudável. Meus pais (Xororó e Noely) preservaram ao máximo esta fase, não deixamos de estudar em nenhum momento. Lembro que muitos artistas mirins não conseguiam cumprir a carga escolar normal e tinham que fazer aula particular – conta Sandy em entrevista por telefone, de Campinas, em São Paulo, onde mora.

Segundo ela, em casa, nem se cogitava a possibilidade de os dois estudarem em turnos inversos às aulas regulares em função de shows.

Sandy, em papo exclusivo, revela seus hábitos gaúchos: "Agora, quem faz o chimarrão sou eu"
Sandy reclama de fotos do filho, Theo, divulgadas sem autorização: "Fiquei aborrecida"

Como hobby

Aliás, a cantora faz coro a um ponto destacado pela psicóloga Francielli: a importância de a criança ser tratada de igual para igual em relação aos amigos, para ter uma infância saudável, mesmo que seja uma estrela.

– Tive uma infância feliz, não queria ser um ET para os meus amigos. Depois, fiz faculdade (de Letras). E até não precisava, né? Já tinha uma profissão, era cantora. Sempre gostei de preservar a minha vida pessoal. Ficou só coisa boa daquela época, eu encarava com seriedade e responsabilidade – afirma a cantora.

Descubra como é o dia a dia de crianças artistas e como elas lidam com a infância x carreira
Letícia Braga: carreira de gente grande
Cecília Dassi: opção por sair de cena

Questionada se ter esta responsabilidade tão cedo não poderia ter sido prejudicial, como já alertou a terapeuta, ela é convicta na resposta. Mas doce do jeito Sandy de ser:

– Eu também gostava muito. É como se a minha profissão fosse o hobby de que eu mais gostava.

De mãe para filho

Filha, sobrinha, irmã e mulher de artistas, a cantora teria todos os motivos para incentivar o herdeiro a seguir carreira, certo? Errado: quando o assunto é o filho Theo, três anos, fruto da sua união com o músico gaúcho Lucas Lima, ela reconhece a musicalidade e o talento do pequeno. Porém, não pretende estimulá-lo na vida artística.

Com Chitãozinho (esquerda), Xororó e Junior (direita)

– Ele gosta, vou incentivá-lo a fazer aula de música, mas só como hobby. Claro que, se ele quiser muito, se eu perceber que tem talento, vou apoiá-lo. Mas, sinceramente, espero que não siga – revela a cantora, que nunca expõe Theo em fotos nem nas suas redes sociais.

Para Sandy, a carreira que ela e o irmão tiveram foge à curva.

– Eu tive muitas portas abertas por causa do meu pai, mas também o lado ruim, da cobrança por ser filha dele. A gente teve sorte de fazer sucesso, era outra época. Não é sempre assim. Não, necessariamente, a história pode se repetir – argumenta.


Com o pai: referência

Mas, caso Theo queira seguir a carreira musical, a mãe garante que repetirá com o filho a orientação recebida dos pais:

– Me espelho muito neles. Filho não vem com manual, a gente faz tudo com a melhor intenção. Mas é importante repetir o que deu certo. Estou tentando, fazendo um bom trabalho com o Theo (risos).

Da dupla ao voo solo

– Em 1990, Sandy & Junior surgiam. Com o apelo de serem sobrinhos de Chitãozinho e filhos de Xororó, formando uma dupla diferente dos padrões da época - crianças cantando um misto de sertanejo com música romântica -, eles caíram no gosto do público.

Ainda pequena, com o irmão

– O primeiro disco saiu em 1991, Aniversário do Tatu. Logo, teve um hit estrondoso: Maria Chiquinha. Depois, vieram outros como A Resposta da Mariquinha, Era Uma Vez, Imortal e Olha o Que o Amor Faz, os últimos três na fase adolescente, em álbuns com milhões de cópias vendidas.

– Entre 1999 e 2002, a dupla brilhou na TV Globo, com a série Sandy & Junior e a sua estreia como atores. A cantora ainda atuou na novela Estrela Guia (2001) e em filmes como O Noviço Rebelde (1997) e Acquária (2003).

Na época da série dominical, na TV Globo

– Depois de 17 anos, a dupla de sucesso chegou ao fim em 2007. Os irmãos seguiram voos solos.
– Reconhecida como voz da MPB, Sandy vem lotando seus shows. Em Porto Alegre, em 2016, e, agora, em julho, se apresentou em espetáculos que tiveram ingressos esgotados.



Leia mais sobre famosos e entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias