Entretenimento



Falando de Sexo

Quem luta contra um câncer nos testículos pode ter filhos?

O homem pode ter a sua sexualidade afetada por efeitos psicológicos decorrentes da carga emocional que o diagnóstico de um tumor maligno causa.

08/10/2017 - 11h23min

Atualizada em: 08/10/2017 - 11h27min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Gurias, eu tô apavorada, porque o meu marido está com câncer de testículo. Temos um filho, mas gostaríamos de ter outro. Queria saber: homens que já sofreram com câncer nos testículos podem ser pais?

Os testículos são responsáveis pela produção de milhões de espermatozoides e pela produção do hormônio masculino chamado testosterona. O câncer nesta região, ao contrário da maioria dos tumores malignos, ocorre mais frequentemente em homens jovens, na faixa dos 15 anos aos 35 anos.

Quando o paciente perde um testículo por câncer, pode ou não ter a sua fertilidade alterada. Na atualidade, o tratamento envolve sessões de radioterapia ou quimioterapia.

Por isso, é necessário que se colete e congele o sêmen para assegurar que se tenha filhos, caso o tratamento esterilize o testículo. Por outro lado, raramente, costuma acontecer este comprometimento da produção de hormônio masculino. 

E aí vem a boa notícia: a sexualidade do parceiro, incluindo o processo de ereção e de ejaculação, não é atingida. 

Lado emocional

Mas cuidado: um homem pode ter a sua sexualidade afetada por efeitos psicológicos decorrentes da carga emocional que o diagnóstico de um tumor maligno causa. Então, conversem com médicos e, se for necessário, solicitem a indicação de uma psicoterapia para poderem lidar melhor com a situação.

Leia mais notícias na coluna Falando de Sexo

Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias