Entretenimento



Falando de Sexo

Contracepção masculina: saiba como funciona a vasectomia

A vida sexual pode até melhorar depois da cirurgia

19/11/2017 - 20h00min

Atualizada em: 19/11/2017 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Gurias da coluna Falando de Sexo, eu e a minha esposa não queremos mais filhos, já temos três! Como funciona a vasectomia? O que acontece? Funciona bem? E sobre ficar impotente?

É uma cirurgia ambulatorial que ajuda o homem a não engravidar sua parceira. O procedimento completo leva de 15 a 30 minutos. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

As taxas de sucesso relatadas giram em torno de 98%, o que é muito bom. Não deve haver qualquer alteração no seu desejo nem no desempenho sexual após a cirurgia. 

Aliás, muitos pacientes dizem que tudo melhora, já que não há mais riscos de uma gravidez indesejada nem a desculpa feminina de que "hoje é dia perigoso, melhor não fazer sexo". Assim, a transa acontece com mais frequência e sem preocupação. 

Precauções

Mas atenção: é recomendado usar preservativo até 60 dias após a cirurgia quando um teste é feito para confirmar que, de fato, a vasectomia está impedindo a entrada do esperma. 

E, mesmo que não precise usar preservativo para o controle da natalidade, a camisinha protege você das doenças sexualmente transmissíveis. 

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias