Entretenimento



Do Haiti para os Pampas

Depois de criar versão em francês do "Canto Alegretense", haitiano lança CD na Capital

Alix Georges conseguiu autorização da família Fagundes para lançar sua própria versão da tradicional canção gauchesca

03/11/2017 - 11h00min

Atualizada em: 05/11/2017 - 13h24min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Toda vez que Alix Georges, 35 anos, do Bairro Santa Maria Goretti, conhece uma pessoa nova ou chega a algum lugar, é questionado sobre o seu país de origem.

— De tanto me perguntarem "de onde tu és?", por causa do meu jeito e da minha aparência, desenvolvi uma forma engraçada de responder. Eu digo: "Sou do Alegrete!". Daí, falam: "Tu? Do Alegrete?". E eu saio cantando... "Não me perguntes onde fica o Alegrete..." — conta ele.

Haitiano e morador da Capital desde 2006, Alix é engenheiro de formação, professor de francês, músico e um apaixonado pelo som tradicionalista gaúcho:

— Quando estava aprendendo português, comecei a gostar de música gauchesca. Assisto sempre ao Galpão Crioulo. Escuto Teixeirinha, Elton Saldanha, Gaúcho da Fronteira...

Novo trabalho

Neste ano, ele decidiu traduzir o Canto Alegretense, uma de suas canções favoritas, para o francês, junto com seus alunos. A experiência foi tão boa que ele decidiu gravar a sua versão.

— Não pretendia divulgar, pois não tinha autorização dos autores. Gravei em uma sexta, em julho, e mandei para amigos no WhatsApp. Se espalhou e, na segunda, chegou ao Neto Fagundes, e a versão foi mostrada no Pretinho Básico (da Atlântida) — recorda, faceiro.

Desde então, Alix foi ao Jornal do Almoço e obteve a sonhada autorização das famílias de Nico Fagundes  (1934 — 2015) e Bagre Fagundes. 

A canção vai estar no CD de Alix, Música'mente, Vol. 1, que será lançado neste domingo, no Bar Opinião:

— O sucesso da versão me ajudou a fazer mais shows, e as pessoas perguntam muito do CD. Então, acelerei o lançamento.

Além do Canto Alegretense, o trabalho terá outras 11 faixas, sendo dez composições próprias. Mistura  ritmos como reggae, zouk e reggaeton.

Não perca

O quê: lançamento do CD Música'mente, Vol. 1, de Alix Georges, no evento Baile dos Ritmos

Quando: neste domingo, às 19h

Onde: Opinião, José do Patrocínio, 834

Ingressos: a R$ 35



MAIS SOBRE

Últimas Notícias