Entretenimento



Falando de Sexo

Novembro Azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

14/11/2017 - 20h00min

Atualizada em: 14/11/2017 - 20h00min


Arte ZH

Gostaria de saber: por que existe essa historia de Novembro Azul?

Essa é uma campanha maravilhosa! Conforme dados do ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em consequência de câncer de próstata no Brasil, em 2015. 

Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela Ong Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Durante a campanha, ocorrerem palestras e eventos em locais públicos, seminários no Congresso Nacional e divulgação de informação nas redes sociais.

Prevenção
O principal motivo para as altas taxas do câncer de próstata é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença. Vinte por cento dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25%. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.

Para o diagnóstico, dois exames precisam ser feitos ao mesmo tempo: o de toque, que citamos antes, e o PSA, de sangue. Quando associados, os resultados dão uma segurança de mais de 90% para um diagnóstico precoce.

A indicação é que os homens procurem um médico especializado (urologista) para monitorar sua saúde e detectar o câncer de próstata a partir dos 50 anos. 

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias