Entretenimento



Iniciativa inédita

Primeira casa de hip hop do RS é inaugurada em Esteio

Local fica no Bairro São Sebastião e oferecerá oficinas gratuitas e espaço de convivência para amantes do gênero.

12/11/2017 - 18h05min

Atualizada em: 12/11/2017 - 18h06min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Multidão passou pela casa durante o dia

Este domingo (12) está sendo de festa para os amantes do hip hop, por conta da inauguração da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, no Bairro São Sebastião, a primeira do gênero no Estado. 

O projeto é um sonho antigo do grupo Rafuagi, referência do rap no Estado dos anos 2000, e da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que há cerca de cinco anos lutavam por um espaço que pudesse oferecer cursos e levar adiante a cultura do gênero no Estado. 

Entre os parceiros do projeto está o Banrisul, que, por meio do Departamento de Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, doou 35 computadores, além de mesas e cadeiras, e o Ministério Público do Trabalho, que repassou o valor de uma multa aplicada a uma empresa, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com a Associação, em que ela se compromete a promover as oficinas no local.

Agenda sadia

Durante o domingo, centenas de pessoas passaram pelo local para conferir batalhas de MC's, performances de DJs e de grafiteiros que ainda trabalhavam em algumas paredes da casa. De acordo com Rafa, do grupo Rafuagi, e coordenador de autogestão e sustentabilidade da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, a partir de março de 2018, o local oferecerá, gratuitamente, oficinas de dança, teatro, cinema, grafite e para DJ, além de disponibilizar inscrições para o uso de um estúdio que também foi construído na casa. 

- O dia de hoje é para dar visibilidade para este projeto, para que a comunidade entenda que ele pautará uma agenda sadia para a o povo da região - salientou Rafa. 

Um dos momentos de maior emoção foi por volta das 15h, quando chegou ao local Flora Pigatto Acadorli, 78 anos - a dona Flora -, proprietária do imóvel, que assinou um plano de comodato com a associação. Após a morte do marido, Gesuino Acadorli, aos 91 anos, em janeiro do ano passado, ela não conseguia mais cuidar do espaço, que foi invadido e vandalizado. Dona Flora subiu ao palco, foi aplaudida demoradamente por todos, e disse que o espaço servirá para ajudar jovens.

Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Dona Flora, com Rafa (na direita, de boné): anjo da guarda do hip hop

— Não sei como agradecer a tudo isso. Apenas quero que essa turma tenha um bom caminho na vida e equilíbrio — afirmou.

Emocionado, Rafa afirmou que o gesto de Dona Flora lhe renovou a esperança na humanidade:

— É um gesto fenomenal, que partiu de uma senhora que não tem nada a ver com o hip hop, só quis ajudar. Me fez ver que ainda tem gente boa no mundo.

Para todos

— A Casa de Cultura de Hip Hop de Esteio fica localizada na Rua José Guimarães, 203, no Bairro São Sebastião, em Esteio, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  

— Para se inscrever nas oficinas, todas gratuitas, acesse o Facebook da casa.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias