Primeira casa de hip hop do RS é inaugurada em Esteio - Entretenimento - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Iniciativa inédita12/11/2017 | 18h05Atualizada em 12/11/2017 | 18h05

Primeira casa de hip hop do RS é inaugurada em Esteio

Local fica no Bairro São Sebastião e oferecerá oficinas gratuitas e espaço de convivência para amantes do gênero.

Primeira casa de hip hop do RS é inaugurada em Esteio Robinson Estrásulas/Agencia RBS
Multidão passou pela casa durante o dia Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Este domingo (12) está sendo de festa para os amantes do hip hop, por conta da inauguração da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, no Bairro São Sebastião, a primeira do gênero no Estado. 

O projeto é um sonho antigo do grupo Rafuagi, referência do rap no Estado dos anos 2000, e da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que há cerca de cinco anos lutavam por um espaço que pudesse oferecer cursos e levar adiante a cultura do gênero no Estado. 

Entre os parceiros do projeto está o Banrisul, que, por meio do Departamento de Juventude do Estado do Rio Grande do Sul, doou 35 computadores, além de mesas e cadeiras, e o Ministério Público do Trabalho, que repassou o valor de uma multa aplicada a uma empresa, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com a Associação, em que ela se compromete a promover as oficinas no local.

Agenda sadia

Durante o domingo, centenas de pessoas passaram pelo local para conferir batalhas de MC's, performances de DJs e de grafiteiros que ainda trabalhavam em algumas paredes da casa. De acordo com Rafa, do grupo Rafuagi, e coordenador de autogestão e sustentabilidade da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, a partir de março de 2018, o local oferecerá, gratuitamente, oficinas de dança, teatro, cinema, grafite e para DJ, além de disponibilizar inscrições para o uso de um estúdio que também foi construído na casa. 

- O dia de hoje é para dar visibilidade para este projeto, para que a comunidade entenda que ele pautará uma agenda sadia para a o povo da região - salientou Rafa. 

Leia mais

Um dos momentos de maior emoção foi por volta das 15h, quando chegou ao local Flora Pigatto Acadorli, 78 anos - a dona Flora -, proprietária do imóvel, que assinou um plano de comodato com a associação. Após a morte do marido, Gesuino Acadorli, aos 91 anos, em janeiro do ano passado, ela não conseguia mais cuidar do espaço, que foi invadido e vandalizado. Dona Flora subiu ao palco, foi aplaudida demoradamente por todos, e disse que o espaço servirá para ajudar jovens.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 12/11/2017 - Iinauguração da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio. (FOTO: ROBINSON ESTRÁSULAS/AGÊNCIA RBS)
Dona Flora, com Rafa (na direita, de boné): anjo da guarda do hip hopFoto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

— Não sei como agradecer a tudo isso. Apenas quero que essa turma tenha um bom caminho na vida e equilíbrio — afirmou.

Emocionado, Rafa afirmou que o gesto de Dona Flora lhe renovou a esperança na humanidade:

— É um gesto fenomenal, que partiu de uma senhora que não tem nada a ver com o hip hop, só quis ajudar. Me fez ver que ainda tem gente boa no mundo.

Para todos

— A Casa de Cultura de Hip Hop de Esteio fica localizada na Rua José Guimarães, 203, no Bairro São Sebastião, em Esteio, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  

— Para se inscrever nas oficinas, todas gratuitas, acesse o Facebook da casa.



 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Veja também

Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros