Entretenimento



Água na Boca

Comidas artesanais: faça quitutes e presenteie

06/12/2017 - 10h44min

Atualizada em: 06/12/2017 - 10h44min


O Natal se aproxima, e a tendência de valorizar presentes feitos artesanalmente ganha força. Então, sugerimos duas receitas que poderão tanto enfeitar sua mesa durante as festas quanto ser um belo presente para as pessoas que você ama — ambas com biscoitos. A guirlanda foi elaborada pela chef Joyce Galvão, enquanto a árvore natalina é obra da chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União. Divirta-se!

Guirlanda

União / Divulgação

Ingredientes:
Massa
- 100g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
- 1 ovo
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (café) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 clara

Glacê
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
- 1 colher (sopa) de pó de merengue
- 2 colheres (sopa) de água

Decoração
- Confeitos coloridos
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
- Fita para o laço
- Caixa de presente

Preparo:
- Massa: na batedeira, bata a manteiga com o açúcar refinado até ficar cremoso. Junte o ovo e a essência de baunilha e bata até homogeneizar. Retire da batedeira e acrescente a farinha peneirada com fermento e o sal. Misture até formar uma massa lisa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
- Abra a massa até atingir 0,5 cm de espessura. Com o cortador de estrelas (aproximadamente 5,5 cm de largura), corte 16 estrelas para cada guirlanda. Nas costas de uma assadeira untada, acomode as estrelas, sobrepondo-as unindo as pontas, formando um arco com 15cm de diâmetro. Entre as pontas, pincele clara de ovo para fixar os biscoitos. Junte as aparas de massa e abra novamente. Com um cortador de miniestrela, corte estrelinhas para decorar a guirlanda. Asse as guirlandas e as estrelinhas no forno preaquecido por 20 minutos, a 180ºC, ou até dourarem. Reserve até esfriarem totalmente.
- Glacê: em uma batedeira, bata o açúcar de confeiteiro junto com o pó de merengue e a água, até obter um merengue firme. Para colorir, acrescente no glacê pronto o corante alimentício em gel da cor de sua preferência e misture bem.

Como decorar:
Opção 1: Coloque o glacê em um saco de confeitar com o bico desejado e utilize para decorar os biscoitos. Polvilhe os confeitos coloridos sobre o glacê. Reserve.
Opção 2: Polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre toda a guirlanda. Reserve.
Opção 3: Cubra as estrelinhas de biscoitos com o glacê e polvilhe os confeitos coloridos. Espere secar e fixe na guirlanda, utilizando um pouco de glacê. Reserve.
Montagem: Faça um laço com a fita em cada guirlanda. Coloque em uma caixa de presente ou um prato e sirva em seguida.

Dicas:
- Para facilitar no momento de abrir a massa, coloque-a entre duas folhas de plástico próprio para alimentos.
- O pó de merengue é utilizado no preparo do glacê real para evitar o uso de clara crua. Ele pode ser encontrado em lojas de artigos de confeitaria.
- Quando o glacê é colorido com corante em gel, ele pode ficar mais líquido. Para voltar à textura adequada, adicione açúcar de confeiteiro aos poucos, até atingir o ponto desejado.
- Se o glacê ficar com uma textura muito firme, adicione gotas de água até obter o resultado desejado.

Árvore de Natal

União / Divulgação

Ingredientes:
Massa
- 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
- 3/4 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 1 gema
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara (chá) de avelãs trituradas

Glacê
- 4 claras
- 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha
- 12 gotas de corante em gel verde escuro

Montagem:
- Confeitos de estrela e de bolinha coloridos para decorar 

 Preparo:
- Massa: em uma tigela, adicione o açúcar demerara, a manteiga, a gema e a baunilha e misture bem. Acrescente a farinha de trigo, o fermento, o sal e as avelãs e misture bem, até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira por 30 minutos.
- Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a massa entre dois sacos plásticos próprios para alimentos e abra com um rolo até atingir uma espessura de 1cm. Com cortadores redondos de 4 tamanhos variados (6 cm, 5cm, 4cm, 2,5cm de diâmetro cada), corte seis círculos de cada tamanho, coloque-os na assadeira e asse por 20 minutos ou até dourar levemente. Reserve até esfriar.
- Glacê: em uma tigela, misture as claras com o açúcar de confeiteiro e cozinhe em banho-maria, mexendo bem, até que as claras percam a viscosidade, mas com cuidado para não cozinhar. Em seguida, bata a mistura na batedeira até formar um merengue em picos firmes e que esteja totalmente frio. Adicione metade da manteiga e bata até ficar homogêneo. Em velocidade baixa, adicione a outra metade da manteiga, a essência de baunilha e o corante verde e bata até ficar homogêneo.
- Montagem: coloque o glacê em um saco de confeitar com o bico pitanga e reserve. No biscoito de maior diâmetro, contorne toda a base com o glacê e coloque por cima o biscoito de diâmetro menor que ele. Repita o procedimento até terminar com o biscoito de menor diâmetro. Faça com o glacê o topo da árvore, decore com um confeito de estrela e distribua os confeitos no formato de bolinhas. Sirva em seguida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias