Entretenimento



Falando de Sexo

É necessário fazer teste de aids no início da relação?

06/12/2017 - 20h00min

Atualizada em: 06/12/2017 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Arte ZH

Queria saber se vocês acham que existe exagero no pedido da minha nova namorada. Nós estamos saindo faz um mês e já começamos a namorar. 

Só que ela está exigindo que eu faça o exame para ver se eu  tenho aids. Acho que ela está extrapolando um pouco, ou não? O que vocês pensam, meninas? 

Amigo, não nos parece que está exagerando em nada! Na verdade, sua namorada está correta. Isso significa respeito por si e por você. Não é por nada que gostou dela, uma mulher que se cuida e se valoriza – provavelmente, porque, no fundo, esses são valores que você também leva em conta. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Mas, ao mesmo tempo, a campanha do Ministério da Saúde diz que o teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada, a todo o momento. Quem passa por uma situação de risco, como fazer sexo desprotegido, deve se submeter ao exame. 

Outras situações de risco são ter relações sexuais sem usar preservativo, compartilhar agulhas e seringas contaminadas, passar a doença de mãe para filho, durante a gestação, no parto ou na amamentação, e por transfusão de sangue.

Orientação
Mas vocês estão no momento de se conhecer. Conversem sobre a vida anterior da cada um e comece a tomar decisões juntos, baseados na confiança mútua. 

Quem desejar saber como está pode fazer exames clínicos para doenças, como sífilis, HIV e as hepatites virais (B e C), nas unidades da rede pública e no posto de saúde mais próximo. 

Nessas unidades, tire dúvidas sobre formas de contágio e tratamento. Busque informação sobre diagnóstico precoce na rede pública de saúde.

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br            



MAIS SOBRE

Últimas Notícias