Entretenimento



Falando de Sexo

Gonorreia: conheça os sintomas e saiba como tratar

05/12/2017 - 20h00min

Atualizada em: 05/12/2017 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Arte ZH

Transei com uma pessoa que não é muito confiável e estou sentindo umas coisas... Me disseram que eu posso estar com gonorreia. Vocês poderiam me dizer o que é? 

A gonorreia é uma doença infectocontagiosa sexualmente transmissível (DST), que infecta a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo. A comprovação é feita através de exames laboratoriais. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Costuma ser uma análise rápida que tem duração média de 15 minutos. O teste é indolor e importantíssimo para definir o agente da doença. 

Independentemente do resultado, sempre use camisinha nas suas relações sexuais. Essa é a única forma de evitar o contágio com a bactéria da gonorreia e de outras doenças.

Fique ligado
Nos homens, em geral, a doença provoca sintomas mais aparentes, como a secreção purulenta e o ardor. 

Mas, nas mulheres, pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sinal algum.Às vezes, 24 horas após a relação de risco, aparecem os sintomas. O tratamento é simples, barato e está disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde. 

Riscos
Se não tratada, a gonorreia pode atingir vários órgãos. Nos homens, a infecção alcança o testículo e pode causar infertilidade.

Nas mulheres, chega ao útero, às trompas e aos ovários e provoca um processo inflamatório que, além da infertilidade, é responsável por uma complicação grave: a doença inflamatória da pélvis. Então, procure seu médico!

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias