Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes e a palavra do ano: feminismo

15/12/2017 - 10h00min

Atualizada em: 15/12/2017 - 10h00min



Miguel Neves / Divulgação

Já pode fechar 2017, gente! Encerrou com chave de ouro. Olha que palavra importante foi escolhida como a mais popular do ano. Desde 2003, o dicionário americano Merriam-Webster elege aquela que mais gerou interesse e buscas na internet. Outros dicionários, como Oxford e Collins, também fazem essa votação. Lembra que já escrevi contando de um emoji que ganhou a palavra do ano? Ela retrata o espírito do tempo em que vivemos. 

São dicionários gringos, alguém vai dizer. Acontece que o mundo virou uma coisa só, onde as pessoas se inspiram umas nas outras. É fato que as mulheres finalmente estão conquistando visibilidade para as suas causas. No Brasil, o feminismo foi assunto constante em 2017. Nunca se viu tanta coragem pra denunciar abusos sexuais e violência. Mas ainda tem muita barbaridade tirando o nosso sono. Ouvir as vozes femininas é ajudar as novas gerações a se sentirem mais confortáveis no papel de mulher.

Leia outras colunas da Maga 

Exatamente igual

Esqueça o ranço do feminismo. Experimente se colocar no lugar de uma mulher e pense: a situação seria exatamente igual se fosse com um homem? Esse é o ponto, igualdade. A gente é feminista quando não acha graça em piada machista e deixa isso claro. Quando empodera as filhas e ensina os filhos homens a tratarem bem suas amigas e namoradas. Quando vê louça suja na pia, lembra que a família toda jantou e se pergunta por que é a mulher da casa que lava. E se cada um lavar um dia? O homem faz um favor ajudando? Ou se dá conta que também mora ali? 

Sou feminista quando mordo a língua até sangrar, antes de criticar outra mulher no trânsito. Quando não julgo a roupa e o corpo de ninguém. Quando elogio o trabalho de uma colega. Quando escuto e apoio a decisão de uma amiga. Quando corro o risco de desagradar escrevendo essa coluna. Independente do gênero, todo mundo deveria ser um pouco feminista. O que a palavra do ano precisa? Menos radicalismo. Muito mais empatia.  





MAIS SOBRE

Últimas Notícias