Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba qual é a diferença entre travesti e transexual 

Acima de tudo, respeito e compreensão são fundamentais

17/12/2017 - 20h00min

Atualizada em: 17/12/2017 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Reprodução / Reprodução

Tenho um colega de trabalho que diz que era travesti e, agora, é transexual. Fico constrangida de perguntar a diferença. Acho que muita gente também quer saber e fica com medo de ser chamada de burra. Vocês são as pessoas certas para isso. 

Muita gente pensa que transexuais e travestis são a mesma coisa. Até podem parecer. Mas existe algo que os diferencia.  

O transexual nasceu homem, mas não se sente como tal. Adota roupas do sexo oposto, faz uso de hormônios e, eventualmente, se decide pela cirurgia de mudança de sexo. 

A travesti, ainda que tenha o mesmo desejo de parecer com o sexo oposto e invista em roupas e hormônios femininos, mantém o órgão genital masculino. Travestis são homens que sabem ser homens, mas que se apresentam socialmente como mulheres.

Em nossa cultura, as travestis sempre foram vistas nas ruas e compreendidas como prostitutos que usam roupas femininas extravagantes e sensuais para atrair clientes. Assim, são percebidas de modo negativo.

Compreensão

Entender essa diferenciação ainda é complicado. Mesmo as famílias que vivem com uma pessoa transexual têm grande dificuldade em compreender e mudar para adaptar-se a esta identidade não prevista. 

Outras pessoas têm menos necessidades de se adaptar, embora também tenham de lidar com o afastamento afetivo. Estes comportamentos fazem todos sofrerem.

Nossa cultura ainda tem muito a caminhar para facilitar as expressões alternativas de gênero.

Leia outras colunas de Falando de Sexo





MAIS SOBRE

Últimas Notícias