Entretenimento



Água na Boca

Saiba como fazer dois recheios ricos em proteína para a tapioca

17/01/2018 - 16h58min

Atualizada em: 17/01/2018 - 17h00min


Importante aliada de quem sofre de doença celíaca (intolerância ao glúten) e substituta do pão, a tapioca —  tão comum nos cardápios das regiões Norte e Nordeste —  ganhou o Brasil. Musas fitness se derretem em elogios. E, de fato, o alimento feito com a fécula da mandioca tem suas vantagens —  não contém gordura, glúten, sódio e não requer óleo no preparo. Aqui, deixamos duas sugestões de recheios ricos em proteínas (para combinar com o carboidrato da mandioca), com baixo teor de gordura e, o fundamental: dicas preciosas para você fazer a tapioca perfeita! 

  Leia outras matérias da seção Água na Boca  

Saiba como fazer a tapioca perfeita

As dicas são de Simone Brandão, proprietária do Beiju de Itapuã, em Salvador (BA):

— Antes de usar, passe a goma de tapioca por uma peneira. Se ela estiver guardada há mais tempo e tiver formado caroços, basta peneirar para voltar à textura correta. 

— Separe todos os ingredientes que for usar, além da tapioca peneirada: cada componente do recheio deverá estar já ralado ou cortado. É opcional acrescentar uma pitada de sal na fécula antes de colocar na frigideira.

— Coloque uma frigideira antiaderente pequena (cerca de 10cm de diâmetro) no fogo, mas não deixe esquentar demais, ou a tapioca ficará borrachuda. A textura ideal é crocante. Importante: não precisa colocar óleo na frigideira. 

— Espalhe duas colheres (sopa) da farinha na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme, sem buracos. Também é possível usar uma peneira para espalhar a farinha na frigideira.

—Quando a massa estiver grudada, coloque o recheio — não é necessário virar. Apenas espalhe os ingredientes e feche, dobrando a massa ao meio, como uma meia-lua. Ela não demora mais do que quatro minutos para ficar pronta. 

— Se for fazer a tapioca simples, pura, ou apenas com manteiga, vire a massa, passe a manteiga (ou margarina ou azeite) e deixe alguns minutos, até o outro lado também ficar crocante. 

— Passe sempre um papel-toalha na frigideira entre o preparo de uma tapioca e outra.

  Leia outras matérias da seção Água na Boca  

ATUM COM CREME DE RICOTA

Tirolez / Reprodução

Ingredientes

— 3 colheres (sopa) de goma para tapioca

— 1 colher (sopa) de atum em água desfiado

— 2 colheres (sopa) de creme de ricota

Opcionais

—Ervas frescas ou secas, como tomilho, orégano, manjerona ou manjericão

—Pimenta-do-reino moída 

— Vegetais picados ou ralados, como tomate ou cenoura

— Molho de mostarda

Preparo

/// Em uma frigideira, espalhe com a ajuda de uma colher a goma de tapioca, formando uma camada fina e uniforme, forrando todo o fundo. A goma se unirá com o calor (aproximadamente 40 segundos). 

/// Sobre uma das metades do disco, espalhe o creme de ricota e, por cima, coloque o atum. Dobre o disco ao meio, cobrindo o recheio com outra metade da tapioca. Retire do fogo e sirva.

Dica

/// Acrescente ao atum um ou mais ingredientes opcionais, a fim de dar mais sabor à sua preparação. 

COTTAGE COM OVO MEXIDO

Triolez / Divulgação

Ingredientes

— 4 colheres (sopa) de goma de tapioca

— 1 colher (sopa) de azeite

—1/2 tomate sem semente, picado

—1 ovo batido

— 1 pitada de sal

— 1 pitada de pimenta do reino moída na hora 

— Salsa picada a gosto

— 2 colheres (sopa) de queijo cottage

Preparo

/// Em uma frigideira, aqueça o azeite, refogue rapidamente o tomate e misture o ovo batido. Tempere com sal, pimenta e mexa bem. Desligue o fogo e salpique a salsa. Reserve.

/// Sobre uma frigideira pequena aquecida, peneire a goma de tapioca de maneira uniforme. Tampe e deixe no fogo baixo por dois minutos. Recheie metade da tapioca com o queijo cottage e o ovo mexido. Dobre a tapioca sobre o recheio, desligue o fogo e sirva.

  Leia outras matérias da seção Água na Boca  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias