Entretenimento



Água na Boca

Energia para pular o Carnaval: aprenda a fazer barrinhas de aveia e bolo de cenoura com laranja

Para não cansar na folia, saboreie alimentos leves 

07/02/2018 - 11h39min


Carnaval é época de gastar muita energia — e para recarregar as forças, é preciso beber muita água e se alimentar bem. O ideal é preferir alimentos leves. Como sugestão de lanches para o período, escolhemos duas receitas deliciosas: barrinha de aveia com bergamota, elaborada pela chef Flavinha Mello, e bolo de cenoura com laranja. Aproveite!

Aproveite a folia!

Durante o carnaval, estamos em pleno verão, com temperaturas muito elevadas, o que propicia uma maior desidratação do nosso corpo. Por isso, fique atento a essas dicas.

— Fuja de refeições fritas e gordurosas! Na hora de escolher, prefira lanches frescos, naturais e saudáveis, sempre prestando atenção no armazenamento deste alimento e preferencialmente sem molhos ou maionese.

—  Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos.

—  Tome bastante líquido fora das refeições. A indicação é de pelo menos dois litros de água por dia. Caso esteja de ressaca, beba ainda mais água e isotônicos.

—  Fracione sua alimentação durante o dia e dê prioridade para as frutas, sucos e petiscos saudáveis. Mas também não vá para a folia de barriga vazia.

—  A máxima também vale para o carnaval: beba com moderação! Evite os excessos e intercale com água mineral ou de coco.

Fonte: médico Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed)

BARRINHA DE AVEIA CROCANTE COM RASPAS DE BERGAMOTA

Ingredientes

- 1 xícara de aveia em focos
- 2 colheres (chá) de coco ralado (normal ou queimado)
- 1 colher (sopa) de uvas passas
- 1 colher (sopa) de amendoim torrado
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de gordura de coco
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 1 rolo de papel manteiga
- Raspas de 1 bergamota

Preparo

- Esquente a gordura de coco em uma frigideira alta, em fogo baixo. Adicione a aveia, a canela e o coco ralado. Mexa suavemente durante 15 minutos, aproximadamente, até observar que os ingredientes absorveram todo a gordura e estão dourados e crocantes. Adicione, então, as uvas passas, o amendoim e o sal. Mexa durante alguns minutos. Adicione o mel e as raspas de bergamota e apague o fogo. Continue mexendo para que todos os ingredientes se mesclem bem com o mel.
- Para finalizar, despeje toda a mistura em uma forma de bolo retangular, coberta de papel manteiga. Pressione bem a mistura para que fique bem compactada. Coloque no congelador e deixe repousar até que esfrie e endureça. É fundamental deixar esfriar durante o tempo necessário, do contrário, ao tentar cortar a barra, ela se quebrará.
- Por fim, corte com uma faca, dando a forma e tamanho desejados às suas barras. Embale em papel manteiga. Guarde em local seco e arejado. Consuma em até uma semana.

BOLO DE CENOURA COM LARANJA

Ingredientes

Massa:
- 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
- 2 xícaras (chá) de cenouras picadas
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
- 200g de chocolate ao leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Preparo

- Massa: prepare o suco de laranja. Reserve. Usando liquidificador, bata as cenouras, os ovos, o suco de laranja e o açúcar.
- Transfira o creme para uma tigela e adicione a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture bem todos os ingredientes e coloque em uma forma média, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.
- Leve para assar em forno médio, preaquecido a 180°C, por cerca de 40 minutos.
- Cobertura: misture o chocolate com a manteiga e leve ao fogo, em banho-maria ou no micro-ondas, até derreter. Espalhe por cima do bolo ainda quente.

 


Últimas Notícias