Entretenimento



Talento e beleza

Tipo importação: os atores que fizeram fama em Portugal e, agora, brilham na TV brasileira

As tramas das 18h, das 18h e das 21h contam com nomes nascidos no país europeu ou que trabalharam por lá, como Bruno Cabrerizo

24/02/2018 - 12h00min

Atualizada em: 26/02/2018 - 07h56min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail

Há 518 anos, os portugueses aportaram em terras brasileiras e descobriram as belezas por aqui ocultas. Alguns dos pioneiros das navegações miravam as Índias, mas conheceram, no nosso país, os índios, o pau-brasil, a natureza exuberante e uma terra, onde, segundo a carta de Pero Vaz de Caminha, "em se plantando, tudo dá”.

De lá pra cá, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal, virou país independente e criou sua própria história. Mas a conexão com a terrinha não ficou restrita ao século 16. Até hoje, estreitamos os laços com os antigos colonizadores. No produto brasileiríssimo, a novela, brilha muita beleza portuguesa com certeza! E talento nosso que começou lá.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

De cá e de lá
Bruno Cabrerizo é um cidadão do mundo. Nascido no Rio de Janeiro, o bonitão de 38 anos fez fama na Europa como modelo, ator e apresentador. Antes de estrear na telinha da Globo como Inácio, em Tempo de Amar, ele participou de programas de TV em Portugal e estrelou uma novela, Ouro Verde, exibida pela TVI. Antes disso, passou pela Itália, onde também trabalhou como jogador de futebol – profissão que tinha antes da fama.

Em entrevista por e-mail, Bruno conta que os fãs brasileiros têm um jeitinho mais "caliente" de tratar seus ídolos:

Rafael Campos / TV Globo/Divulgação

– O povo brasileiro é mais caloroso, é verdade. Mas o assédio nas ruas é muito respeitoso, seja aqui ou em Portugal. Acho que essa exaltação acontece mais nas redes sociais. Aí, sim, eu percebo essa diferença.

Futuro incerto
Tempo de Amar está na reta final, mas o destino de Inácio e Maria Vitória (a gaúcha Vitória Strada) ainda não foi decidido. Do mesmo modo, Bruno não sabe o que o espera com o término do atual trabalho.

– Estou em um momento delicado na minha vida. Estou muito feliz em estar no meu país, em uma das melhores TVs do mundo. Adoraria ficar, mas preciso entender para onde me levarão os próximos trabalhos que aparecerão. Prometo contar assim que souber.

Jão Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Veterano com pinta de estreante
Veterano na televisão portuguesa, mas novato por aqui, José Fidalgo, natural de Lisboa, chamou a atenção assim que entrou em cena como Constantino, em Deus Salve o Rei. Aos 38 anos e 15 de carreira na TV, o bonitão protagonizou cenas quentes com Bruna Marquezine na novela das sete. 

Leia também:
VÍDEO: Aprenda a fazer as tranças da Amália, de "Deus Salve o Rei"
Descubra o que vai acontecer nas novelas na próxima semana, dos dias 26 de fevereiro a 3 de março

Por enquanto, Constantino sumiu da trama, mas o autor Daniel Adjafre deixou escapar, em entrevista ao jornal Extra, que ele pode retornar mais adiante:

João Cotta / TV Globo/Divulgação

– Ele vai fugir, cairá em desgraça. Mas, talvez, ressurja mais à frente.

Enquanto isso, José Fidalgo aproveita a folga para conhecer melhor o Rio de Janeiro. Em passeios pela cidade maravilhosa, ele já exibe no Instagram os cabelos sem o megahair de seu personagem.


Louco pra ficar
No horário nobre, o sotaque entregou a origem de Pedro Carvalho, 32 anos, logo nas primeiras cenas como Amaro. Depois de roubar o coração de Estela (Juliana Caldas), o português se mostrou um tremendo picareta. Foi só a futura sogra, Sofia (Marieta Severo), acenar com a possibilidade de deserdar a filha, o bonitão logo tratou de desfazer o compromisso com a moça. De verdadeiro nele, só mesmo a origem lusitana.

No papo por e-mail, Pedro, que nasceu em Lisboa, conta que estreou na telinha lusitana aos 17 anos, em Morangos com Açúcar _ uma espécie de Malhação de lá _ e que, por isso, já está acostumado com o assédio. Mas admite que o público brasileiro é bem mais direto na abordagem:

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação

– O que muda um pouco é que o brasileiro é mais expansivo. Ele não tem tanta vergonha de chegar e pedir uma foto, de puxar um assunto. Em Portugal, também acontece isso, mas não é uma abordagem tão calorosa (risos). Eu estou gostando muito. Recebo muito carinho e vejo o quanto que as pessoas estão interessadas nos mistérios do Amaro. 

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação

O galã gostou tanto da receptividade brasileira que tem planos de fixar residência por no Brasil.

– Minha vontade é emendar um outro trabalho e, depois, ir conciliando com a minha carreira lá em Portugal. Mas tenho planos de permanecer um tempo por aqui.

Parceria antiga
/// Não é de hoje que os galãs e musas portuguesas invadem as novelas brasileiras. Ainda na década de 1970, Tony Correia aportou por aqui. Ele participou de tramas como Locomotivas (1977), Sabor da Paixão (2002), Celebridade (2003) e Belíssima (2005). 

Ver Descrição / Ver Descrição

/// Na geração atual, um dos mais consagrados é Ricardo Pereira. Desde que estreou na Globo, em Como uma Onda (2004), o ator engrenou uma carreira de sucesso na emissora. No ar em Deus Salve o Rei, como o vilão Virgílio, ele já quase não mostra o sotaque, tamanha integração ao nosso país. O laço que une Ricardo ao Brasil se fortaleceu ainda mais nos últimos anos, já que seus três filhos _ Vicente, Francisca e Julieta _ são brasileiríssimos, nascidos no Rio de Janeiro. 

Paloma Amorim / TV Globo/Divulgação

/// Outro belo espécime da terrinha é Paulo Rocha, que estreou em novelas brasileiras como o romântico Guaracy, de Fina Estampa (2011). A partir daí, foi um trabalho atrás do outro: Guerra dos Sexos (2012), Império (2014), Totalmente Demais (2015) e Novo Mundo (2017). 

Mauricio Fidalgo / TV Globo/Divulgação

/// Em 2002, Nuno Lopes encantou o Brasil como o querido José Manuel, o Murruga, na novela Esperança. Par romântico de Maria Fernanda Cândido na novela, ele chegou a estampar um dos CDs da trilha sonora. Depois disso, decidiu seguir a carreira em Portugal. 

Ver Descrição / Ver Descrição

/// Nuno Melo ganhou fama aqui no Brasil ao interpretar o taxista Constantino, na novela Senhora do Destino (2004). Ele também optou por retornar à terra natal, onde faleceu, em 2015, vítima de câncer. 

Ver Descrição / Ver Descrição

Intercâmbio
A relação artística entre Brasil e Portugal é uma via de mão dupla. Enquanto artistas lusitanos dão as caras por aqui, há brasileiros que tentam carreira do outro lado do oceano. A mais recente produção portuguesa a envolver diversos nomes conhecidos por aqui foi Ouro Verde. Além de Bruno Cabrerizo, como já foi citado anteriormente, a trama de 2017 teve Sílvia Pfeifer, Úrsula Corona, Gracindo Júnior e Zezé Motta.

Cesar Alves / TV Globo/Divulgação

Outros artistas como Oscar Magrini, Graziella Schmitt, Miguel Thiré e Joana Balaguer também já se aventuraram em produções na terra de Fernando Pessoa. Recentemente, Thiago Rodrigues anunciou sua mudança para Portugal em busca de novos rumos na carreira.

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação



MAIS SOBRE

Últimas Notícias