Entretenimento



Falando de Sexo

Transou sem camisinha? Saiba o que é preciso fazer

23/02/2018 - 11h24min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Arte ZH

Oi, gurias. Leio vocês todos os dias! Sou uma aquariana que, às vezes, está muito no mundo da lua. Mas estou bem preocupada, porque transei com um cara sem camisinha! Tenho 20 anos, sou solteira e sei que esse cara é bem “galinha”, está a cada dia com uma guria. 

Ele me disse que não tem doença nenhuma, que fez exame de Aids e está tudo certo. Mas tenho medo de que seja mentira. O que eu posso fazer? 

Querida, não adianta te desesperar! Mas o fato é que, quando transamos sem proteção, seja porque a camisinha não foi usada ou porque se rompeu durante a penetração, há risco de contágio das doenças sexualmente transmissíveis. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Quanto ao HIV, depois do contato sexual, este vírus pode levar até 72 horas para conseguir atravessar a superfície dos genitais, vencer as defesas naturais do corpo e infectar a pessoa. 

Diagnóstico
Você deve procurar um médico para que ele a oriente sobre o que fazer. Cada caso é um caso, e o risco de infecção pode variar de acordo com as circunstâncias em que se deu a relação: quem foi o/a parceiro/a, qual foi o tipo de relação, se houve penetração vaginal ou anal, se houve ejaculação ou não, há quanto tempo e quantas vezes aconteceu....

Prevenção
Falamos muito disso e repetimos agora: o uso do preservativo é sempre a maneira mais eficiente para proteger contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, amiga, use sempre camisinha!

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias