Entretenimento



Falando de Sexo

Vida sexual saudável: saiba como cuidar melhor da sua região íntima

28/02/2018 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Arte ZH

Gurias, sinto um incômodo na vagina, e não é só quando eu tenho relações sexuais. Sinto dor. E a minha lubrificação está ruim. O que pode ser isso?

Querida leitora, para algumas mulheres, acabam sendo dolorosas e desagradáveis: a secura vaginal, a menstruação, as coceiras por fungos, infecções urinárias e toda alteração nos seus genitais. No entanto, se você e seu parceiro tiverem alguns cuidados básicos, esse incômodo poderá diminuir. 

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Vagina saudável depende de vários fatores. Se está estressada, com excesso de peso, com uma menstruação irregular, em dieta ou tomando medicações fortes, pode ter problemas na região. 

Pequenos detalhes
Quando isso acontece, as bactérias erradas podem prosperar e causar desconforto e dor. Passar o dia inteiro com biquíni molhado tende a desencadear os mesmos problemas. 

As bactérias adoram calor, umidade e escuridão. Evite sabonetes perfumados para a limpeza de sua área vaginal. Embora possa ser difícil de lembrar na hora da intimidade, usar um pouco de lubrificante pode ajudar a evitar dor. 

E use roupas que permitam que vagina e vulva respirem.

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias