Entretenimento



Guria talentosa

Com a bênção de Anitta: conheça Clau, cantora gaúcha que vê a carreira decolar

Natural de Passo Fundo, jovem começou postando vídeos com covers no YouTube e atraiu a atenção da diva, que agora é sua empresária

20/03/2018 - 07h37min

Atualizada em: 04/07/2021 - 16h24min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Lucas Castelli / Divulgação
Clau no clipe "Relaxa"

A história da gaúcha Ana Cláudia Riffel, 21 anos, bem poderia ser confundida com a de uma série ou filme, com traços de Hannah Montana e pitadas de iCarly. Despontando no cenário musical brasileiro, ela começou no YouTube despretensiosamente e acabou caindo nas graças de uma uma grande cantora, que resolveu empresariá-la.

Tudo teve início quando Clau, como é conhecida a jovem natural de Passo Fundo, gravava vídeos fazendo covers e postava-os no YouTube. Os dias foram passando e o número de visualizações começou a aumentar. Logo, chamou atenção de profissionais experientes. Belo dia, uma cantora famosa começou a lhe seguir nas redes sociais. Mais do que isso: a artista gostara tanto que estava interessada em apadrinhar sua carreira. 

– Quando recebi opiniões de pessoas que realmente curtia comecei a acreditar mais em mim e a valorizar o que estava fazendo. Vi que podia não ser só uma brincadeira e, sim, uma coisa séria – relembra Clau, que em meio à leva de views, likes e curtidas, ficou surpresa com uma seguidora específica: Anitta.

– Atualizei várias vezes para ver se não tinha sido por engano (risos). Mas não era. Depois fui saber que o pessoal da Universal estava em contato com ela (Anitta), que queria trabalhar comigo.

Foi então que teve início sua ascensão. Contratada da gravadora Universal Music Brasil desde 2016, Clau passou a ser agenciada, também, por Anitta – dona do escritório Rodamoinho. A parceria rendeu frutos instantâneos. Rio de Janeiro passou a ser sua nova residência, e o dia a dia, mais agitado. A rotina agora envolve ensaios intensos, reuniões, idas regulares à fonoaudióloga, entre outras atividades. Em janeiro deste ano, a dupla se uniu para lançar Relaxa, canção escrita em parceria com Joe Mattos e que logo entrou para a lista das mais executadas nos serviços de streaming. O hit proporcionou à cantora um dos momentos mais memoráveis da nova fase.

– Quando ouvi a música pela primeira vez na rádio foi uma surpresa. Tocou e o motorista que estava dirigindo falou: "Nossa, essa música é sua? Já é a segunda vez que eu tô escutando tocar na rádio só hoje." Fiquei muito emocionada de pensar quantas pessoas poderiam estar ouvindo naquele mesmo momento – comenta.

Com uma estética singular – pouco utilizada no pop atual –, o videoclipe de Relaxa já soma mais de 4 milhões de visualizações no YouTube. A história, de época, se passa no século 20 e Clau interpreta a filha de uma família rica prestes a conhecer seu pretendente. Em meio a um jantar, a personagem descobre que o futuro companheiro é gay. A concepção surgiu a partir de uma ideia de Anitta, que participou como diretora no set de filmagens – a Casa da Ipiranga, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, serviu de locação.

Em meio à turbulência de acontecimentos, a gaúcha que em meses viu a carreira decolar trabalha em novos projetos. Uma música em parceria com Anitta, com gravação já engatilhada, deve ser lançada em breve, bem como um álbum ou DVD. A saudade do sul e dos vínculos por aqui criados a acompanham, mas as aspirações de Clau a motivam para progredir.

– Espero poder cada vez mais compartilhar minhas canções com vocês.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias