Entretenimento



Noveleiros

Confira cinco atores que andavam sumidos e estão de volta à telinha

As tramas atuais dão espaço a nomes que há algum tempo não apareciam no ar

19/03/2018 - 07h25min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail

Vida de ator não é fácil. Apesar da profusão de novelas, minisséries e seriados no ar ou em produção, nem todos conseguem a chance de emendar um trabalho no outro. Muitas vezes, artistas veteranos chegam a amargar anos longe da telinha, sem o contato direto com o público que serve como "combustível" para a sua profissão.
Felizmente, algumas produções que estão no ar trouxeram de volta nomes bem conhecidos dos telespectadores, mas que estavam sumidos da TV. Retratos da Fama relembra alguns trabalhos e bate um papo com essas figuras queridas que voltaram a dar as caras na telinha.

Retorno com cara de estreia

Marília Cabral / TV Globo
Agora, numa atração diária

Guta Stresser, 45 anos, passou mais de uma década batendo ponto, semanalmente, na telinha dos brasileiros como a Bebel, em A Grande Família (2001-2014). Com o fim do seriado, cada membro dessa família "muito unida e também muito ouriçada" seguiu seu rumo. Para Guta, despedir-se de Bebel deixou não apenas uma dorzinha no coração, mas a angústia de não ter novos trabalhos definidos, já que Bebel foi seu primeiro e único trabalho na TV até então.

Ver Descrição / Ver Descrição
Saudade dessa família

— Lógico que depois de 15 anos interpretando um personagem, a gente tem esse receio, mas a Bebel me deu tanta coisa boa, abriu tantas portas pra mim. É um personagem que me deu muito mais do que tirou. 

A ansiedade durou pouco, já que, no ano seguinte, Guta participou de Amorteamo, seriado em cinco episódios, exibido em 2015. Em seguida, ela participou da primeira temporada de Mister Brau, na pele de sua xará, Maria Augusta.

No meio da galera

Após três anos longe da rotina de gravações, a atriz está de volta, com um gostinho de estreia. Ela está em Malhação: Vidas Brasileiras, na pele de Rosália, seu primeiro trabalho em novelas. Novata em uma atração diária, ela se sente estreante como os jovens que fazem parte do elenco da atração.

João Cotta / TV Globo
Com Alice Milagres, sua filhota em "Malhação"

— Estou muito feliz de estrear em novelas nesse programa em que tantos jovens estreiam na televisão, então, me sinto fazendo parte dessa galera, porque não deixa de ser uma estreia também pra mim — comemora.

O nervosismo é de estreante, mas a familiaridade com os estúdios da Globo é de veterana:

— Sempre é bom reencontrar os amigos que trabalharam no estúdio com a gente. É como voltar pra casa — conclui Guta.

Dos hambúrgueres ao estúdio

Marília Cabral / Globo
De volta, na novela das seis

Galã nos anos 70 e 80, Mário Gomes, 65 anos, fez muitas mocinhas suspirarem com seus belos olhos azuis e com sua pinta de sedutor. Em tramas como Gabriela (1975), Guerra dos Sexos (1983) e Vereda Tropical (1984), ele foi alçado ao posto de adorável conquistador e colecionou fãs pelo Brasil.

Nelson Di Rago / TV Globo, Arquivo
Em Guerra dos Sexos, com Gloria Menezes

Na Globo, seu último trabalho foi em A Favorita (2008), como Gurgel. Dez anos depois, o ator encontrou um meio bem diferente de ganhar a vida, longe do glamour conquistado pela profissão de ator. No ano passado, Mário virou notícia ao ser visto vendendo lanches em uma praia da Zona Oeste do Rio. Ao público, que antigamente pedia autógrafos, ele agora oferecia hambúrgueres e batata frita.

AgNews / AgNews
Quem vai querer?

Até que, dia 26 de janeiro deste ano, deu um tempo na vida de vendedor para matar a saudade do antigo ofício. Ele gravou uma participação especial em Tempo de Amar, como o pilantra Eleutério, pai de Arthur (Guilherme Leicam). 

Inquieto

Ao voltar à rotina de gravações, ele contou ao site GShow o que o motiva a encontrar tarefas tão diferentes, como vender lanches na praia:

— O trabalho na televisão é mais intelectual, e eu gosto desse lado mais de movimento, de fazer... é uma coisa que me tira um pouco da "pensação".

Engana-se, no entanto, quem pensa que esse retorno à telinha significa o encerramento dos hambúrgueres de Mário.

— Estou com um plano de negócios, a gente está montando um carrinho com estilo próprio. Tem a família toda envolvida, o que é muito bom, é divertido. E eu adoro mexer com comida! É uma coisa que eu sempre quis — revelou ele ao GShow.


O apelo deu certo

Além de Guta Stresser, outro ator do elenco de A Grande Família (2001-2014) temia o futuro com o fim do seriado. Aos 65 anos, Marcos Oliveira, o Beiçola do humorístico, chegou a pedir emprego nas redes sociais em seu período de "vacas magras". Depois de uma participação em Liberdade, Liberdade, em 2016, Marcos não teve mais convites para novos trabalhos. Assim, apelou para o Facebook em busca de uma oportunidade:

"Oi gente eu sou o Marcos Oliveira e estou na batalha. Estou sem contrato e quero trabalhar", escreveu, na época.

Sergio Zalis / TV Globo/Divulgação
Retorno em clima medieval

A mensagem nas redes sociais surtiu efeito. Marcos ganhou seu primeiro papel fixo em novelas desde o encerramento de A Grande Família. Ele está no ar em Deus Salve o Rei como Heráclito, tio de Lucrécia (Tatá Werneck). Em janeiro, pouco antes da novela começar, ele contou à Quem como estava realizado com o convite:

— É um presente, um grande presente para quem estava esquecido, jogado às traças.

Ver Descrição / Ver Descrição
Inesquecível Beiçola


Duplo retorno

No horário nobre, o elenco grandioso tem espaço para duas atrizes que têm recebido poucas chances na telinha ultimamente. 

Narjara Turetta, 51 anos, intérprete de Zildete em O Outro Lado do Paraíso, estreou na Globo ainda criança. Até hoje, ela é lembrada pela personagem Elisinha, filha de Regina Duarte no seriado Malu Mulher (1979). Entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, Narjara chegou a ficar vários anos sem convites para atuar. Foi aí que surgiu a ideia de vender água de coco nas ruas de Copacabana, no Rio. O retorno às novelas só aconteceu em 2006, como Inezita em Páginas da Vida. Depois disso, não foi fácil emplacar trabalhos de destaque, ainda que tenha aparecido eventualmente no horário nobre.

Paulo Belote / TV Globo/Divulgação
No bordel, faceira

Pouco antes da trama de Walcyr Carrasco estrear, Narjara contou ao jornal O Globo:

—  Eu estou muito feliz. Para outras pessoas, pode parecer que é um papel pequeno, mas para mim isso não existe. Todos têm sua importância. Quando aparece, a personagem sempre dá o seu recado.

Divulgação / Ver Descrição
Fofíssima com Regina!

Rápido, mas valeu

Musa dos anos 80, Denise Milfont, 56 anos, teve poucas personagens fixas em novelas, nos últimos 20 anos. 

Reprodução / Reprodução
Com Zé Mayer, faz tempo!

Um de seus papéis de maior destaque foi como Rosa, esposa de Zé do Burro (José Mayer) na minissérie O Pagador de Promessas (1988). Com a reprise da produção, em 2015, Denise recebeu o convite de Miguel Falabella para voltar à Globo, em uma participação no seriado Pé na Cova.

Paulo Belote / TV Globo/Divulgação
Filha de Caetana no horário nobre

Atualmente, ela vive Helenita, filha de Caetana (Laura Cardoso) e Josafá (Lima Duarte), em O Outro Lado do Paraíso. Foram poucas cenas na trama das nove, mas o suficiente para o público matar a saudade. 

Há cerca de dois anos, a Globo instituiu a política de contrato por obra, ou seja, os atores têm vínculo com a emissora apenas enquanto a produção do qual fazem parte estiver no ar. Segundo informações do site Uol, são exceção à regra apenas os "medalhões" da emissora, como Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Antonio Fagundes, entre outros que possuem contrato de longo prazo.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias