Geral



Disposição

Falando de Sexo: entenda a relação entre uma boa noite de sono e o desejo sexual

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores

13/03/2018 - 20h00min

Atualizada em: 14/03/2018 - 15h26min


Hora de Santa Catarina
Hora de Santa Catarina
Enviar E-mail
Arte ZH

*Oi. Tenho 36 anos e não consigo dormir muito. Nos dias  em que fico muito cheia de trabalho e cansada, não quero saber de sexo. Vejo que fico muito irritada, e piora a falta de desejo. Percebo que minhas amigas são diferentes. Isso é normal?

Em relação à vida sexual de cada pessoa, o que menos devemos fazer é comparações. Esse é o seu jeito de ser. Respeite-se e continue procurando melhorar, como está fazendo aqui, com a sua pergunta.

Vamos falar sobre o efeito do sono na satisfação sexual. Especialistas associam insônia a níveis mais altos de estresse. 

Entenda: a privação de sono estimula liberação de cortisol, hormônio do estresse e o grande responsável pela diminuição da testosterona. Ela desempenha um papel importante no desejo sexual de mulheres e homens.

Mas as mulheres são mais afetadas  na relação falta de sono e baixo desejo sexual. Além disso, uma boa noite de sono pode aumentar a vontade na prática. Quanto mais horas  as mulheres dormem, mais desejo elas têm no dia seguinte.

Caminho inverso
Enquanto o sono e o estresse têm efeito sobre o sexo, o contrário também acontece. Ou seja, o sexo afeta o sono e, por consequência, o estresse. 

Há evidências de que o hormônio do estresse, que citamos anteriormente, diminui após um orgasmo. Já a oxitocina, o “hormônio do amor”, que é liberada após o orgasmo, resulta não apenas em sentimentos aumentados de conexão com um parceiro, mas em um sono melhor. 

Portanto, se a insônia persistir, procure ajuda de um especialista em sono.

 Leia todas as colunas do Falando de Sexo
Leia mais notícias da Hora de SC  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias