Relembre alguns momentos de "Tempo de Amar" e saiba o que esperar do final da trama - Entretenimento

Versão mobile

 

Noveleiros19/03/2018 | 08h40Atualizada em 19/03/2018 | 08h40

Relembre alguns momentos de "Tempo de Amar" e saiba o que esperar do final da trama

A trama romântica tem seu último capítulo exibido nesta segunda

Relembre alguns momentos de "Tempo de Amar" e saiba o que esperar do final da trama Paulo Belote/TV Globo/Divulgação
Final feliz deve ser ao lado de Vicente Foto: Paulo Belote / TV Globo/Divulgação

A conexão Brasil-Portugal iniciada em setembro do ano passado tem sua escala final hoje, com a exibição do último capítulo de Tempo de Amar.

A trama de Alcides Nogueira encantou o público com uma história singela, porém intensa, uma bela reconstrução de época (1927-29) e elenco afinado do primeiro ao último acorde. 

Nestes seis meses, viajamos entre Morros Verdes — a bucólica cidadezinha fictícia situada em Portugal — e o Rio de Janeiro do início do século 20, ainda em construção. Pegamos carona nos encontros e desencontros de Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrerizo), conhecemos outros personagens encantadores ou odiosos, sofremos, nos emocionamos e torcemos por um final feliz. 

Relembre alguns momentos da trama, conheça os desfechos e confira um papo com a mocinha da história, a gaúcha Vitória Strada.

Uma grande trajetória

Maria Vitória começou a história com uma paixão avassaladora. Em poucos capítulos, elegeu Inácio como o homem de sua vida. Em seguida, os dois se despediram, já que o rapaz embarcava para o Brasil.

Logo no início, paixão arrebatadoraFoto: João Miguel Júnior / TV Globo

Grávida, a jovem começou seu calvário nas mãos do pai, José Augusto (Tony Ramos), que não aceitou ter uma filha "desencaminhada". Maria Vitória foi internada em um convento e viu seu bebê ser entregue à adoção. 

Sofrimento no parto de MarianaFoto: João Miguel Júnior / TV Globo

O mar de lágrimas só aumentava a cada capítulo: fuga do convento, buscas pela filha, viagem ao Brasil, descoberta de que seu amado estava "morto"... enfim, foi um baque atrás do outro. 

No navio, mais perigosFoto: João Miguel Júnior / TV Globo

Luz no fim do túnel

A vida de Maria Vitória só começou a melhorar ao conhecer Vicente (Bruno Ferrari), que viria a se tornar seu marido. Ela ainda reencontrou a mãe, Mafalda (Marisa Orth), que julgava estar morta, perdoou os desmandos do pai, recuperou a filha e pôs um ponto final em sua história com Inácio dignamente. 

A calmaria ao lado de VicenteFoto: Paulo Belote / TV Globo

Nesse meio tempo, ainda deu uma boa surra na vilã Lucinda (Andréia Horta), responsável por parte deste sofrimento.

Mudança de planos

No primeiro capítulo, tudo parecia certo para que Maria Vitória e Inácio, depois de muitos encontros e desencontros, ficassem juntos e felizes no último capítulo. No meio do caminho, porém, havia um rapaz que arrebatou o coração da moça – e do público – enquanto ela sofria e pensava que seu primeiro amor estava morto.

tempo de amar, Inácio ( Bruno Cabrerizo )
Inácio tentou, mas perdeu a chanceFoto: João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação

Vicente chegou devagar, contentou-se com a amizade da portuguesinha por vários capítulos, até que venceu pela perseverança. Maria Vitória não resistiu e se casou com o jovem idealista. 

Firmes e fortes

Nem mesmo a descoberta de que Inácio está vivo abalou a certeza da mocinha de que fez a escolha certa. O público pediu e, ao que parece, Vicente será mesmo o eleito da protagonista. Mas Mariana, fruto do amor de Inácio e Maria Vitória, será um elo eterno entre os três. O português vai confiar ao antigo rival a missão de cuidar da menina e de lembrá-la de que seu pai a ama, mesmo de longe.

Ainda bem que novela é uma obra aberta. Até o fatídico "fim" aparecer na sua telinha, tudo pode mudar. 

Da comédia ao drama

Tempo de Amar foi o cenário para dois comediantes mudarem de ares. Marisa Orth (como Celeste Hermínia) e Nelson Freitas (Bernardo), tão acostumados a fazer o público rir, capricharam no drama e mostraram versatilidade.

A fadista, posteriormente revelada a mãe de Maria Vitória, foi um desafio e tanto para Marisa. A atriz demonstrou todo o sofrimento necessário à personagem, sem cair na pieguice. 

tempo de amar, Celeste Hermínia (Marisa Orth)
Marisa arrasou como Celeste HermíniaFoto: Marília Cabral / TV Globo/Divulgação

Depois de anos dedicados à comédia no Zorra e Zorra Total, Nelson viveu um tipo bem diferente, cheio de nuances. Bernardo ia da pilantragem à doçura em poucos capítulos, mas chega ao final da novela regenerado e disposto a consertar seus erros. A começar pelo filho nunca assumido, Pepito (Maicon Rodrigues).

tempo de amar , Alzira (Deborah Evelyn) , Bernardo (Nelson Freitas) e Celina (Barbara França)
Bernardo aprontou, mas aprendeu a liçãoFoto: Marilia Cabral / TV Globo/Divulgação

Pai exemplar

Ninguém melhor do que Tony Ramos para viver um tipo tão controverso como José Augusto. Nos primeiros capítulos, o fazendeiro era quase um vilão, a julgar pela cruel atitude de mandar a filha a um convento e colocar a neta para adoção. 

José Augusto (Tony Ramos) reencontra Maria Vitória (Vitória Strada). tempo de amar
Tempo de perdoarFoto: Marilia Cabral / TV Globo/Divulgação

Algum tempo depois, Maria Vitória descobriu que o pai era reincidente nesse tipo de “crime”, pois a havia separado de sua mãe, Mafalda/Celeste Hermínia. Pesava contra José Augusto, ainda, o fato de nunca ter reconhecido a paternidade de Tereza.

Mas, se é Tempo de Amar, sempre é tempo de perdoar. Por isso, aquele homem truculento e frio deu lugar a um pai dedicado e a um avô amoroso, capaz de tudo pela família. 

Estreia com o pé direito

Em um elenco de atores consagrados, como Tony Ramos, Marisa Orth, Nivea Maria e Deborah Evelyn, uma novata roubou a cena. Aos 21 anos, Vitória Strada encarou o desafio de estrear na TV como protagonista em uma trama emocionante, que lhe exigiu muito como atriz. 

tempo de amar, Maria Vitória (Vitória Strada).
Linda e talentosaFoto: Marília Cabral / TV Globo/Divulgação

Maria Vitória tinha tudo para ser apenas mais uma mocinha chorona, com risco de cair na chatice. Mas a porto-alegrense mostrou garra e determinação para transformar sua personagem em uma grande heroína. 

Em bate-papo, a talentosa gaúcha conta que já está com uma dorzinha no peito por se despedir da personagem:

— Desde já, sinto muita nostalgia, tenho certeza de que esse trabalho vai deixar saudade.

Elogiada pelo público e pela crítica, a atriz comemora:

— A repercussão está sendo ótima, gosto muito de receber o carinho das pessoas, isso me deixa muito feliz, o reconhecimento do meu trabalho, da minha dedicação.

Frutos

Tanta dedicação rendeu bons frutos. Ela foi indicada ao prêmio de atriz revelação de 2017 no Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, além de estar concorrendo nas premiações da revista Contigo e do jornal Extra.

Vitoria Strada
Elogios e indicaçõesFoto: Rafael Campos / TV Globo/Divulgação

— Eu não esperava, não achava que ia ser indicada. Para mim, era algo distante. Ver que as pessoas gostaram me deixa com o coração cheio de alegria, com a sensação de dever cumprido.

Vitória só faz mistério quando o assunto é o futuro depois de Tempo de Amar

— Não posso divulgar nada.

O que esperar do desfecho 

O destino guarda mais um susto para Maria Vitória. Vicente desapareceu no mar e será dado como morto.

Mas, para alívio de todos, ele será encontrado, tempos depois. Assim, o casal favorito do público já tem seu final feliz garantido. Para completar, a mocinha conta que está esperando um filho.

Bruno Ferrari e Vitória Strada gravam cenas do último capítulo de Tempo de Amar como Vicente e Maria Vitória
Reencontro emocionante no último capítuloFoto: AgNews / AgNews

Inácio terá como par romântico... sua carreira como músico. O sucesso ao lado de Justino (Jorge de Sá) levará o português a viajar pelo mundo em turnê. 

Vilões

Os vilões terão o que merecem. Lucinda e Fernão (Jayme Matarazzo), depois do fracassado golpe contra Emília (Françoise Forton), fogem do Brasil em um navio de carga. A dupla do mal passará fome, sede e calor na travessia. 

Lucinda e Fernão se dão malFoto: TV Globo / Reprodução

Delfina (Letícia Sabatella) terá o destino previsto por José Augusto: a solidão. Falida e isolada em sua Quinta, a megera contará apenas com as visitas da filha, Tereza (Olivia Torres), que, apesar de tudo, não a abandona.

Delfina termina falida e sozinhaFoto: TV Globo / Reprodução


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
 
 

Veja também

 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros