Entretenimento



Água na Boca

Do Interior para a sua mesa: aprenda como preparar pão de mel

04/04/2018 - 12h46min



Diogo Zanatta / Especial

O pão de mel é um excelente acompanhamento para um café ou chá da tarde. Na edição de hoje, trazemos uma receita preparada por Sandra Bianchetti, extensionista rural social da Emater de Santo Antônio do Planalto, que fica na região noroeste do Estado, a 230km de Porto Alegre. Uma das versões sobre a origem do doce aponta que sua origem é europeia e que a cobertura de chocolate foi descoberta como uma forma de prolongar seu sabor e sua umidade. Confira e delicie-se!

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de sal amoníaco
- Farinha de trigo até o ponto (aproximadamente 1kg)
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de noz moscada em pó
- 1 colher (sopa) de cravo em pó
- Raspas de casca de um limão
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas

Preparo:

Diogo Zanatta / Especial

 Leve ao fogo o açúcar, o mel e a manteiga até começar a ferver. Coloque a mistura em uma vasilha e acrescente cravo, canela, noz moscada, raspas de limão e o cacau. Dilua o sal amoníaco em leite morno e junte ao preparo.

Diogo Zanatta / Especial

Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo até dar o ponto. Adicione as nozes picadas e as frutas cristalizadas. Cubra a massa e deixe descansar por uma hora.

Diogo Zanatta / Especial

Distribua em formas (de sua preferência). Leve ao fogo pré-aquecido a 180°C por 30 a 40 minutos. Sirva-se.

Dica:

Diogo Zanatta / Especial

Se você quiser colocar cobertura de chocolate no pão de mel, precisará de uma barra de 500g de cobertura de chocolate. Prepare-a conforme instruções da embalagem e banhe os pedaços de pão de mel, escorrendo o excesso de chocolate em seguida. Deixe-os secar sobre uma grelha ou uma bandeja forrada com papel-manteiga ou papel-alumínio. 

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   

Concurso vem aí!

Se você adora cozinhar e quer ver sua receita predileta publicada em um livro, mande-a para o DG a partir da próxima sexta-feira! Entre os dias 6 e 29 deste mês, estarão abertas as inscrições para o Concurso Culinária 2018, que, além de reconhecer as melhores receitas enviadas, dará diversos prêmios aos participantes — entre fogão, geladeira e vales-compras do Asun Supermercados. 

Prepare uma lista de ingredientes e um passo a passo do prato que sua família e seus amigos mais gostam e mande, a partir do dia 6, por carta (Avenida Ipiranga, 1.075, em Porto Alegre/RS, Cep 90169-900), e-mail (promocoes@diariogaucho.com.br ) e cupom (as urnas estarão nas unidades do Asun). Ao fim, serão 20 vencedores: 10 com receitas doces e outros 10 com receitas salgadas. Participe!

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias