Entretenimento



Noveleiros

Michele Vaz Pradella: "Das páginas dos livros para a telinha"

Várias obras da literatura inspiram as novelas da Globo

21/04/2018 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Cecília é uma leitora voraz e cheia de imaginação

Comemora-se nesta segunda, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro. Para lembrar a data, a coluna mostra que algumas obras da literatura inspiraram, e muito, as novelas que estão no ar.

Orgulho e Paixão é uma mescla das principais obras da autora inglesa Jane Austen. O romance de Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill) — assim como a família Benedito —  foi inspirado no livro Orgulho e Preconceito. Ema (Agatha Moreira) é a sagaz heroína de Emma. A história romântica com ares sobrenaturais de Cecília (Anajú Dorigon) e Rômulo (Marcos Pitombo) vem do livro A Abadia de Northanger. A novela traz ainda pitadas das histórias Lady Susan e Mansfield Park.

Já a saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, pode não ter inspirado, mas certamente serviu de referência para a trama medieval de Deus Salve o Rei.

Maurício Fidalgo / TV Globo/Divulgação
Seria Catarina nossa Cersei Lannister?

Clara de Monte Cristo?

Em O Outro Lado do Paraíso, a fuga e a vingança de Clara (Bianca Bin) foram baseados na obra O Conde de Monte Cristo, do francês Alexandre Dumas, como o próprio Walcyr Carrasco já admitiu.

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Clara: enganada e confinada como o herói de O Conde de Monte Cristo

Que tal aproveitar o Dia do Livro para conferir uma dessas obras e comparar com a tua novela preferida?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias