Conheça o grupo de rap da Capital que lança um clipe autoral por mês - Entretenimento

Versão mobile

 

Estrelas da Periferia08/05/2018 | 07h00Atualizada em 08/05/2018 | 07h00

Conheça o grupo de rap da Capital que lança um clipe autoral por mês

VenarK, da Lomba do Pinheiro,  investe na estratégia de lançar uma música autoral por mês, sempre no mesmo dia, no YouTube. 

Conheça o grupo de rap da Capital que lança um clipe autoral por mês Félix Zucco/Agencia RBS
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Fundado em 2007, o trio de rap VenarK trazia, em sua essência, a vontade de levar o seu dia a dia, a realidade que os músicos viviam para as canções. Com quatro anos de banda, os rappers da Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Capital, começaram a ganhar destaque, chegando, inclusive, a gravar uma canção, na época, com participação do nigeriano radicado em Porto Alegre, que participou do The Voice Brasil, em 2017. Porém, naquele ano, o pai de Sean Venoriun, um dos integrantes do grupo, faleceu, motivo que levou o grupo a dar uma longa parada.

Inovação

Em 2017, Sean, DaRua e Arkanjo resolveram colocar o grupo na rua, novamente, mas com uma mentalidade diferente, de acordo com Sean. 

— Musicalmente, hoje, estamos bem diferentes. Mais musicalizados, colocando mais elementos orgânicos em nosso som. Mas, é claro, nossas ideias e letras continuam as mesmas — comenta Sean, que completa:

— Outra coisa que mudou foi a nossa mentalidade, hoje temos mais profissionalismo. Naquela época, a gente não trabalhava tanto com clipe, era mais show e lançamento de disco físico.

Para comprovar a afirmação, Sean conta, com orgulho, sobre a iniciativa que o grupo teve, a partir de 2018, de lançar uma música autoral, todos os meses, com clipe, no YouTube do trio, sempre no dia sete, ao estilo de Anitta, que teve uma iniciativa semelhante, em 2017. Em fevereiro, o VenarK lançou a faixa Kairós. Em março, A Imensidão Do Que Não Vimos, com participação de Stephanie Soeiro, que já foi destaque aqui em Estrelas da Periferia. Em abril, Ímpetu

E, para a noite desta segunda-feira (sete), estava previsto o lançamento de Mon Amour.  

— Com as redes sociais, o grupo tem que ser dinâmico, tem que transformar teu trabalho em rotina para ter visibilidade. Assisti palestras de youtubers, que falavam da importância de tu manter essa rotina, para agregar espectadores ao teu canal. Na época do lançamento do nosso canal, não tínhamos 40 inscritos. Hoje, temos 600, o trabalho tem dado resultado, e tudo de forma orgânica — afirma Sean. 

Em todo o projeto, afirma Sean, a ideia é lançar 12 canções. 

— Nosso objetivo é lançar sempre material novo, autoral. E acho que é algo praticamente inédito aqui no Rio Grande do Sul — acredita o rapper. 

Pitaco de quem entende

Adriano Brasil fala do rap do grupo Venark.

— Por si só, o fato de o grupo lançar uma canção por mês, inédita e autoral, já merece elogios. E analisando as músicas da Venark, dá para notar que já tem uma bela bagagem. Como o rap é um gênero que sempre passa por dificuldades aqui, a iniciativa dele é muito boa, e merece aplausos. 

Participe!

— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com a Venark, ligue para 99521-9733.



 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros