Entretenimento



Falando de Sexo

Dicas para ajudar sua companheira a lidar com os problemas causados pelo climatério

21/05/2018 - 18h43min


Arte ZH

A menstruação da minha esposa está irregular, e nossa relação anda complicada. Ela parece uma bomba, pronta para explodir!

Aos 48 anos, está sempre sem vontade de transar e com calores que vem do nada, mesmo que esteja frio. Nessas horas, é capaz de rasgar a roupa! 

Acho que ela está no climatério. Queria muito vê-la feliz. Existe alguma possibilidade de engravidar? Como posso ajudá-la?

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Amigo, pelo jeito, vocês estão passando por um momento difícil. Mas é assim. Depois dos 40, algumas mulheres começam a ter esses sintomas que caracterizam o climatério, até a chegada da última menstruação, que é chamada de menopausa.

 A confusão entre as duas fases é comum. No climatério, há uma reviravolta dos hormônios. Sobre a gravidez, elas têm 75% de chances de engravidar quando estão no auge da vida reprodutiva. Já nesta fase, as chances não passam de 20%.

Como ajudar
Mudanças de humor, irritação, calorões ou insônias são apenas alguns dos sintomas desta fase. Lembre-se de que você não é a causa de tudo o que ela está sentindo. 

Para ajudar, tente ser paciente, compreensivo e prestativo. Ao mesmo tempo, dê limites e não deixe que ela o faça de saco de pancada. 

Se sua amada começar a parecer muito descontrolada, leve-a para consultar seu ginecologista. Procure soluções para diminuir o desconforto, trazendo água gelada durante a noite para ela beber, ligando o ventilador ou propondo ver uma comédia para melhorar o humor.

Esta é uma fase difícil. Para superar, vocês precisam estar próximos e não se destruir!

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias