Entretenimento



Falando de Sexo

Infecção urinária tem relação com a vida sexual? Confira sintomas e causas

28/05/2018 - 19h00min


Arte ZH

Tenho seguidamente infecção urinária, sempre depois de transar mais seguido. É bem ruim, porque fico com muita vontade de fazer xixi e, às vezes, arde quando vou ao banheiro. 

O que é isso? Tem relação com fazer sexo? Me disseram que é bom fazer xixi depois da transa. O que vocês me dizem?

A cistite, ou infecção urinária, é uma doença que atinge 80% das mulheres ao longo da vida. Destas, 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição: que ocorre, pelo menos, duas vezes a cada seis meses.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Isto ocorre devido à ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga, provocando inflação do órgão e contaminação da urina. O problema atinge mais as mulheres, pois a uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga. Além disso, ela fica próxima da vagina e do ânus, uma área suscetível à presença de bactérias.

Entenda
A entrada dela é favorecida por tudo que as empurre na direção do órgão, como a relação sexual. A cistite não é transmissível! A bactéria é do próprio corpo. 

Os principais sintomas são dor no baixo ventre e, na hora de urinar, liberar pouca urina, vontade frequente de ir ao banheiro e odor mais forte do xixi. 

Como prevenção, é aconselhável tomar bastante água (cerca de 1,5 litro por dia), higienizar a área genital antes e depois de transar e 

limpar-se após as necessidades no sentido da frente para trás, com objetivo de evitar que bactérias passem do ânus para a vagina. 

Fazer xixi após o sexo é bom. Quando urinamos, lavamos a bexiga. É muito importante consultar um médico!

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias