Entretenimento



Dramaturgia

Ministério do Trabalho notifica Globo por falta de atores negros em "Segundo Sol"

No documento, órgão faz 14 recomendações à empresa

12/05/2018 - 00h02min


TV Globo / Divulgação
Emílio Dantas e Giovanna Antonelli são os protagonistas da trama

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho, enviou à Globo, na sexta-feira (11), uma notificação recomendatória, em função da novela das nove Segundo Sol, que estreia na segunda-feira (14). Ambientada na Bahia, a novela tem sido alvo de críticas pelo baixo número de atores negros no elenco.

Leia outras notícias de entretenimento

No documento, o MPT faz 14 recomendações à empresa, como a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero, um levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em novelas,   séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos   produzidos pela empresa, bem como o de jornalistas e comentaristas . 

Quanto à nova novela, o órgão recomendou e a realização de adequações no roteiro e na produção, a fim de assegurar a participação de atores negros " de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira", diz a nota.  A empresa deverá comprovar as providências adotadas em relação a nova novela no prazo de 10 dias. Quanto aos demais tópicos a empresa terá 45 dias, para a apresentação de cronograma de trabalho.

Leia também:
Descubra o que vai acontecer nas novelas na próxima semana, dos dias 14 a 19 de maio

Nota da emissora
Em nota, a comunicação da Globo afirmou: "Recebemos a nota recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias