Tire suas dúvidas sobre vasectomia - Entretenimento

Versão mobile

 

Falando de Sexo23/05/2018 | 19h00Atualizada em 23/05/2018 | 19h00

Tire suas dúvidas sobre vasectomia

Tire suas dúvidas sobre vasectomia Arte ZH/
Foto: Arte ZH

Quero muito fazer uma vasectomia, mas tenho medo de ficar broxa! É possível reverter depois, se eu quiser?

A vasectomia é uma operação simples, que, raramente, gera inconvenientes. É um procedimento que interrompe a circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e conduzidos via epidídimo (um “tubo” na parte superior dos testículos) para os canais que desembocam na uretra. 

Leia outras colunas Falando de Sexo

Alguns pacientes podem ficar com um pequeno desconforto no testículo após a cirurgia, pois ela bloqueia a passagem dos espermatozoides para o sêmen que vai ser ejaculado, e o epidídimo fica hipertenso.

A maioria dos homens tem medo da cirurgia, de perder a masculinidade ou de outra coisa qualquer. Nada a ver! Não existe nenhum prejuízo com relação à potência ou à performance sexual. 

A vasectomia não altera a produção nem a quantidade de líquido eliminado na ejaculação.A libido do homem pode melhorar, já que ele passa a transar sem preocupação. Além disso, a mulher se solta e fica mais participativa, porque desaparece o medo de engravidar. 

Reversão
A reversão é viável e possível. Se for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos, o espermograma (exame que avalia o sêmen) é bom. À medida que o tempo passa, surgem obstruções que complicam a cirurgia. 

O procedimento reconecta os tubos que transportam o esperma dos testículos para o sêmen, e você poderá gerar filhos novamente. 

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
 
 

Veja também

 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros