Entretenimento



Falando de Sexo

Menopausa pode prejudicar a lubrificação: saiba como diminuir o problema

11/06/2018 - 19h00min


Arte ZH

Bom dia! Tenho 54 anos e estou na menopausa há dois anos. Acontece que venho sentindo que a falta de lubrificação tem prejudicado minhas relações sexuais. O que fazer, gurias?

Como sempre falamos aqui no Diário, a menopausa tem muitos sintomas desconfortáveis, mas é possível resolvê-los com tratamentos seguros. A secura vaginal é um dos sintomas mais comuns, e isto ocorre porque os hormônios no corpo da mulher mudam.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Estas mudanças causam a diminuição da lubrificação genital, o que pode tornar o sexo desconfortável e doloroso. Então amiga, lembre-se de que quanto mais você tiver relações sexuais e desfrutar de orgasmos, melhores serão a sua resposta sexual e os seus desejos. 

Dicas
Beba muito líquido, coma alimentos ricos em gorduras saudáveis para ajudar a promover o bom colesterol (que é necessário para ajudar a criar o estrogênio e, assim, a lubrificação). E faça muitas preliminares!

À medida que envelhecemos, a nossa resposta sexual tende a desacelerar. Mas é útil tentar posições que lhe dão estímulo direto no clitóris. 

Use lubrificantes à base de água. Os produtos à base de silicone ou de óleo podem romper a camisinha. 

Mas o mais importante é você conversar com seu ginecologista sobre as possibilidades de tratamento. A satisfação sexual é muito importante para uma vida feliz e saudável.

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias