Entretenimento



Cinco anos de polêmica

Relembre episódios da briga de Antonia Fontenelle pela herança de Marcos Paulo

Última companheira luta na Justiça contra as filhas do diretor para ser reconhecida como herdeira

07/06/2018 - 08h47min


GZH
GZH
Paduardo / AgNews
Casada com Marcos Paulo quando o ator faleceu, Antonia Fontenelle assumiu uma luta pública pela herança do ex-companheiro

Uma viúva que briga por herança com as filhas de seu ex-companheiro. Poderia ser enredo literário, mas é a vida real da atriz Antonia Fontenelle, 45 anos. Desde a morte do ator e diretor Marcos Paulo em 2012, vítima de uma embolia pulmonar aos 61 anos, Antonia está em uma disputa pública para receber parte do patrimônio do homem que começou na TV como galã e terminou como um respeitado diretor de novelas, como A Indomada (1997), Força de um Desejo (1999) e Porto dos Milagres (2001). 

Acompanhe os episódios envolvendo a batalha judicial pelo patrimônio de Marcos Paulo

Casamentos

Antonia Fontenelle e Marcos Paulo estavam juntos desde 2006. Não eram oficialmente casados, mas tinham um contrato de união estável que garante a Antonia o direito à herança do companheiro. Esse foi o sexto compromisso afetivo do diretor, que antes também fora casado com a atrizes Flávia Alessandra, entre 1992 e 2002, e Renata Sorrah, entre 1981 e 1984. 

Herdeiras de sangue

Ao morrer em novembro de 2012, Marcos Paulo deixou três filhas: a primogênita Vanessa Simões, nascida em 1971 e fruto do primeiro casamento com a modelo italiana Tina Serina, a filha do meio Mariana Simões, nascida em 1981 e fruto do casamento com Renata Sorrah, e a caçula Giulia Martins, nascida em 2000 e fruto do casamento com Flávia Alessandra.

Testamentos

Jefferson Botega / Agencia RBS
Marcos Pauloe e Antonia Fontenelle tinham contrato de união estável

Com a morte, as três herdeiras iniciaram uma luta na justiça com a última parceira do pai. Desde então, as notícias avaliam o patrimônio do diretor em R$ 30 milhões. Um dos testamentos deixados por Marcos Paulo, reconhecido em cartório, beneficia apenas suas três filhas. Pouco antes de morrer, no entanto, ele escreveu uma carta de próprio punho deixando para Antonia 60% de seu dinheiro aplicado em investimentos. 

Imbróglio

De acordo com reportagem do Uol, essa carta é usada por Antonia como forma de conquistar sua parcela da herança. O documento foi aceito pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, iniciando um imbróglio judicial repleto de reveses. Sempre que Antonia conseguia ser reconhecida como herdeira, as filhas entravam com um recurso.

Baixaria

Um fato curioso surgiu em meio à batalha judicial. Sem reservas, Antonia usou as redes sociais para dizer, em março de 2017, que mandaria para as filhas do diretor a conta das despesas do cachorro de Marcos Paulo, que ficou sob seus cuidados. "Vou juntar as notas para depois vocês me devolverem", disse ela na época, e desde então passou a usar o Instagram para informar os episódios de sua luta contra as herdeiras de sangue.

Pai se pronuncia

Vicente Sesso, pai de Marcos Paulo, chegou a se manifestar sobre o perrengue travado entre as mulheres deixadas pelo filho. Em 2014, em uma das decisões da justiça de reconhecer Antonia como herdeira, Sesso falou que essa era a vontade do filho. "Eu era sabedor da existência dessa carta que deixava 60% do dinheiro para Antonia. Achei a decisão justa, uma vez que era o desejo dele. No dia do enterro do Marcos, eu falei para as herdeiras que ele tinha escrito uma carta deixando parte do dinheiro para ela. Na hora, elas não ligaram e só se deram conta quando foram ao banco, viram o quanto ele tinha. Essa decisão da Justiça é exatamente a vontade do Marcos", disse o pai ao portal Ego.

Mais um recurso

O último episódio da briga pela divisão dos bens de Marcos ocorreu nesta segunda-feira (4). Antonia usou o Instagram para informar que uma decisão tomada pela ministra Maria Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a excluiu do direito de receber parcela da herança. De acordo com o Uol, no entanto, a decisão da ministra foi apenas de considerar como inválida a carta deixada por Marcos Paulo e anexada por Antonia no processo. Segundo a revista Veja, a carta escrita pelo diretor não havia sido validada em cartório, com assinatura de testemunhas, como exige o Código Civil. Advogado de Antonia, Adailton Rodrigues informou que ela vai recorrer da decisão.

Ex se manifesta sobre terceiro documento

TV Globo / Divulgação
Ex de Marcos Paulo e mãe da filha caçula do diretor, Flávia Alessandra falou sobre Antonia Fontenelle pela primeira vez

Mãe da caçula de Marcos Paulo, a atriz Flávia Alessandra decidiu falar sobre o caso pela primeira vez. Escreveu um comunicado enviado por meio de assessoria de imprensa dizendo que Antonia passou os anos seguidos à morte do diretor fazendo calúnias contra as filhas. E revelou que, quando Marcos Paulo firmou em cartório o testamento beneficiando as herdeiras, também registrou um documento dizendo que a companheira Antonia Fontenelle renunciava à herança. O texto, garante Flávia, foi assinado por Antonia. Surge, assim, o terceiro documento no imbróglio judicial, sobre o qual não se sabia até então.

"O senhor Marcos Paulo deixou um testamento registrado e reconhecido pela justiça, onde contempla apenas e somente as suas três filhas. E como se não fosse o bastante, após o testamento e ainda em vida, ele firmou um outro documento registrado em cartório com a Antonia Fontenelle, onde ela abriu mão de tudo que pertencia a Marcos Paulo. Sendo assim, não teria direito a nada por decisão em comum acordo entre os dois", diz parte do comunicado de Flávia Alessandra. Leia a íntegra do comunicado aqui.

Revides

Antonia Fontenelle rapidamente se manifestou em relação ao relato de Flávia Alessandra, mas não usou de argumentos para explicar os fatos trazidos à tona pela antiga parceira de seu ex-marido. Disse apenas que Flávia tinha medo de ser jeitada na televisão e que não tinha "coragem de por a cara no sol". Usou de outras frases de efeito, como "desci pro play" e "vocês jogam baixo e não querem baixaria"?


MAIS SOBRE

Últimas Notícias