Entretenimento



Estelionato

Suspeito teria aplicado golpe do visto em Porto Alegre

Responsável por agência de turismo do centro de Porto Alegre que teria lesado pelo menos 19 vítimas tem prisão preventiva decretada

07/06/2018 - 08h36min

Atualizada em: 03/02/2020 - 21h01min


Cid Martins
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Breno Leal Berto, 55 anos, teve prisão decretada após ser apontado por aplicar golpes pela empresa EB Vistos

Após revelar que pelo menos 19 vítimas que tentavam obter visto norte-americano em Porto Alegre foram lesadas em mais de R$ 22 mil, a Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (6) o nome do empresário investigado e da agência envolvida no esquema: Breno Leal Berto, 55 anos, da EB Vistos, localizada na Rua Vigário José Inácio, no Centro de Porto Alegre. Berto foi indiciado, em  agosto de 2018,  pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e falsidade ideológica.

O delegado Marco Antônio de Souza, da Divisão Judiciária e de Operações (DJO) e responsável pela investigação, diz que o inquérito havia sido aberto após ser procurado pelo próprio consulado. Segundo Souza, a EB Vistos solicitava os valores de forma antecipada para aplicar os golpes, aproveitando-se da falta de informações ou da urgência de algumas pessoas nas viagens. 

— Ele prometia facilitar a obtenção do visto e assim pedia pagamento antecipado de taxas — diz Souza.

Berto é apontado no esquema como responsável por falsificar e também por não entregar os documentos necessários para as vítimas. Sem o retorno da empresa, as vítimas se deslocavam para o consulado na esperança de uma entrevista. No entanto, acabavam descobrindo que tudo não passava de um golpe e que não tinha nenhum agendamento marcado. Souza lembra que a Embaixada e os consulados são as únicas fontes autorizadas sobre o processo de solicitação de vistos. O Diário Gaúcho entrou em contato com defesa do indiciado. O advogado Fabiano Justin Cerveira diz que não procedem os fatos apresentados pela Polícia Civil e que, durante o processo judicial, será devidamente reconhecida a inocência de Breno. Ele ainda ressalta que, após requerimentos e esclarecimentos apresentados, a Justiça revogou a prisão preventiva ainda durante o andamento do inquérito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias