Entretenimento



Água na Boca

Viva a Copa na mesa: aprenda a fazer Bolo Leite de Pássaro, receita tradicional da Rússia

27/06/2018 - 12h51min


Em homenagem à anfitriã da Copa do Mundo de 2018, Rússia, o Senac-RS preparou uma receita doce típica do país: Bolo Leite de Pássaro. 

 Confira outras receitas da seção Água na Boca  

Segundo o professor da unidade de Tramandaí Gabriel Maschio, ela foi criada pelos confeiteiros Vladímir Gurálnki, Margarita Gólova e Nikolai Pânfilov em 1978. Vladimir era responsável pela cozinha do Restaurante Praga, localizado até os hoje no Centro de Moscou. O bolo contém um mágico ingrediente secreto: o chamado leite de pássaros, que é contado nos clássicos contos de fadas russos. Em 1982, a receita foi patenteada e acabou ganhando fama no país por alternar camadas de bolo e de suflê. E também por ser finalizada com uma cobertura de chocolate irresistível. 

Mas, para não deixar de lado a torcida pela seleção brasileira, apresentamos duas receitas, uma salgada, e outra, doce, coloridas com o verde e amarelo. Divirta-se!

BOLO LEITE DE PÁSSARO

Gabriel Mascho / Divulgação

INGREDIENTES:

Massa
- 160g de açúcar refinado
- 170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3 ovos
- 180g de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

Recheio
- 12g de gelatina incolor e sem sabor (1 pacote)
- 450g de água
- 450g de açúcar refinado
- 15g de suco de limão
- 105g de claras
- 200g de manteiga sem sal
- 197g de leite condensado

Cobertura
- 250g de chocolate amargo, ou meio amargo, picado
- 40g de manteiga sem sal

PREPARO:

 Massa: unte e forre duas assadeiras de 25 cm de diâmetro e reserve. Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar até obter um creme. Após, diminua a velocidade da batedeira e adicione os ovos um a um, batendo em cada adição. Peneire a farinha de trigo sobre a massa, misture delicadamente e acrescente a essência até que tudo esteja incorporado. Separe a massa nas assadeiras em camadas finas, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos, até que fique levemente dourado, guarde.

Recheio: em uma panela, misture delicadamente o açúcar e a água. Leve ao fogo e não mexa mais, até formar uma calda em fio pérola, a 121ºC. Quando a calda chegar a temperatura de 115ºC, despeje as claras e o suco de limão na batedeira. Após, adicione a calda em ponto de fio pérola enquanto as claras batem. Deixe bater até o merengue esfriar e formar uma mistura brilhante e firme, reserve. Depois de pronto o merengue, bata na batedeira a manteiga e o leite condensado. Derreta a gelatina segundo as instruções do fabricante. E por fim, misture, com movimentos circulares, o merengue no misto de manteiga e leite condensado e a gelatina dissolvida. Reserve para a montagem.

Montagem: após a massa esfriar e o recheio estar pronto, recubra as laterais da forma com uma fita para torta ou uma tira de acetato de 12cm de altura. Coloque a massa ao fundo, metade do suflê, após mais uma camada de massa e o restante do creme. Leve na geladeira por 2 horas antes de aplicar a cobertura.

Cobertura: derreta em banho-maria o chocolate e adicione a manteiga, misture bem. Desenforme o bolo e cubra com a cobertura e mantenha sob refrigeração. Na hora de servir, corte o bolo com o auxílio de uma faca quente.

Rendimento: 8 a 10 fatias
Tempo de preparo: 8 horas

 Confira outras receitas da seção Água na Boca  

PIRULITO DE PIPOCA VERDE E AMARELO

Camil / Divulgação

INGREDIENTES:

Pipoca
- 1 colher (sopa) de óleo
- 4 colheres (sopa) de milho para pipoca

Caramelo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- Corante verde a gosto
- Corante amarelo a gosto

Para montar
- 6 palitos de madeira ou próprio para pirulito

PREPARO:

Estoure a pipoca. Coloque-as em uma assadeira grande e reserve.
Faça o caramelo, dividindo o açúcar e a água entre duas panelas. Leve em fogo médio, mexendo até dissolver todo o açúcar. Pare de mexer e cozinhe até que que as caldas cheguem em ponto de bala dura ou, ao pingar um pouco da calda em um recipiente com água fria, ela endureça na hora.
Desligue o fogo e adicione o corante verde em uma calda, e o amarelo na outra, delicadamente e sem mexer. Com cuidado, derrame o caramelo verde sobre metade das pipocas reservadas, e o caramelo amarelo na outra parte. Com uma colher, misture delicadamente para envolver todo o caramelo na pipoca e para que ela não cristalize.
Espere amornar o caramelo e, com cuidado, junte as pipocas verdes e amarelas para mesclar as cores. Modele seis bolinhas com a pipoca. Espete um palito em cada bolinha de pipoca e sirva em seguida.

Rendimento: 6 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos
 

BOLINHO DE ARROZ COM ESPINAFRE 

Camil / Divulgação

INGREDIENTES:

- 2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (chá) de açafrão em pó
- 1 xícara (chá) de espinafre picado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 ovos batidos
- Óleo para fritar

PREPARO:

Em uma tigela, coloque o arroz cozido, o queijo ralado, o açafrão, o espinafre o fermento, a farinha e os ovos. Misture bem. Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio.
Faça os bolinhos com o auxílio de duas colheres e frite de dois em dois, até dourar levemente. Escorra sobre papel toalha e sirva em seguida.

Rendimento: 30 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos

 Confira outras receitas da seção Água na Boca  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias