Entretenimento



Câncer de mama

Em tratamento contra o câncer, Ana Furtado faz exercícios usando máscara; entenda

Apresentadora já fez quatro sessões de quimioterapia 

27/07/2018 - 08h37min


Camila Kosachenco
Camila Kosachenco
Enviar E-mail

 

Instagram / Reprodução
Ana continua praticando atividades físicas

No fim de maio, a apresentadora Ana Furtado revelou que havia feito uma cirurgia para retirada de um tumor na mama. Desde então, ela vem compartilhando nas redes sociais cada passo do tratamento, que inclui sessões de quimioterapia e até mesmo crioterapia para preservar os cabelos. 

Extremamente ativa — no último sábado (21), ela retornou ao programa É de Casa? —, Ana divide na internet momentos de descontração, como um vídeo publicado em seu Instagram em que aparece na academia dançando uma música da cantora Anitta. Além do bom humor da global, chama a atenção o fato de ela estar usando uma máscara. 

— Algumas pessoas que fazem quimioterapia, dependendo do medicamento, podem ter como efeito colateral a diminuição dos glóbulos brancos, que são as defesas do nosso corpo contra infecções — explica a oncologista do Hospital Santa Rita, Alice Zelmanowicz. 

Quando isso acontece, o paciente fica mais predisposto a infecções por via aérea, sendo indicada a proteção. 

— Mas isso tem limitações. A máscara deve ser usada em situações bem específicas, e quem define a necessidade ou não do uso é o médico — avisa Alice. 

A oncologista lembra que, quando liberadas pelo médico, pessoas em tratamento contra o câncer são muito beneficiadas pelos exercícios físicos. Segundo ela, evidências científicas mostram que a prática regular contribui para a redução dos efeitos colaterais: 

— Recomenda-se, claro, que se cuide a capacidade do paciente e que a atividade seja muito bem orientada. 






MAIS SOBRE

Últimas Notícias