As consequências do abuso em crianças - Entretenimento

Versão mobile

 

Falando de Sexo21/08/2018 | 16h20Atualizada em 21/08/2018 | 16h20

As consequências do abuso em crianças

Os danos do abuso sexual em crianças podem ser físicos, emocionais e comportamentais.

Andrea Alves e Lucia Pesca

Somos de uma escola municipal e, conversando sobre abuso sexual infantil, lembramos da coluna de vocês. Gostaríamos de saber quais são os efeitos do abuso sexual nas crianças.

Parabéns pela iniciativa. Os danos do abuso sexual em crianças podem ser físicos, emocionais e comportamentais. Seus efeitos iniciais terão impacto a longo prazo sobre a pessoa abusada, em sua família e na comunidade. 

falando de sexo, novo card.
Foto: Reprodução / Reprodução

As consequências podem incluir problemas de saúde, tais como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, e lesões corporais, distúrbios emocionais, como raiva, hostilidade, ansiedade, medo, vergonha e baixa autoestima, e questões comportamentais, como agressividade, pesadelos, fobias, distúrbios para comer e dormir, além de complicações e faltas no colégio. 

A longo prazo, outros efeitos podem começar a entrar em cena: disfunção sexual, desconforto nas relações íntimas, isolamento, problemas conjugais e até depressão. 

Leia outras colunas de Falando de Sexo

É preciso denunciar

O mais importante nestes casos é sempre denunciar o abuso. Porque quem fez uma vez continuará fazendo! Não tenha medo e peça ajuda imediatamente a uma pessoa conhecida, seja falando com um professor, indo ao posto de saúde mais próximo e ao conselho tutelar. 

A identificação precoce e a intervenção eficaz podem melhorar os efeitos iniciais do abuso e até as consequências a longo prazo, promovendo a recuperação da vítima. 



 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros