Entretenimento



Estrelas da Periferia

Conheça o grupo de Eldorado do Sul que já ficou conhecido em Santa Catarina e no Paraná 

Portal da Vanera, de Eldorado do Sul, despontou na cidade, deu uma longa parada e, agora, voltou com novos integrantes. 

14/08/2018 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail


Formado em 2010, o Portal da Vanera nasceu com a proposta de disseminar, na cidade, um dos ritmos mais populares do Estado, a vanera. Antes de decidir formar o grupo, porém, os músicos tocavam em igrejas.

Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Galera de Eldorado aposta na vanera

— Tínhamos o sonho de ir para mundo dos bailes, mas tocávamos em bandas — afirma Rodrigo Mattos, guitarrista. 

Na época, Rodrigo lembra, a expectativa de entrar para o universo dos bailes era grande. Formado o Portal, os músicos começaram a investir em divulgação e conseguiram fazer o primeiro baile em um dos principais CTGs da cidade, Os Maragatos. 

— No nosso primeiro baile, a resposta já foi positiva. Passamos a tocar nos mesmos bailes que nomes fortes, como o Tchê Barbaridade. Tínhamos a certeza de que o projeto estava tomando forma — relembra.

Leia mais notícias e entretenimento

Revelação

Aos poucos, os músicos foram ficando conhecidos, até que receberam, em 2011, um prêmio da Câmara de Vereadores, como banda revelação. No período, lançaram a  faixa Ui, Adoro, que caiu no gosto dos fãs e chegou a tocar, inclusive, em Santa Carina e no Paraná. 

Mas, como o mundo da música gaúcha não é dos mais fáceis, o Portal da Vanera acabou dando uma parada, em 2013. Em junho deste ano, a saudade dos palcos falou mais alto. Ao lado de novos parceiros - Allyson (bateria), Lian (gaita), Guilherme (vocal) e Fabrício (baixo) - o Portal da Vanera voltou à ativa. 

— Estamos com uma boa estrutura, e pretendemos seguir levando a vanera adiante, para além das divisas do Rio Grande do Sul — afirma Rodrigo. 

Ainda em agosto, o grupo lança sua nova faixa, Vou Dançar Vanera, cuja gravação teve a participação da Bandavanera, uma das referências no gênero no Estado. 

— O lançamento da música será no CTG Os Maragatos, onde tudo começou — afirma Rodrigo.

Pitaco de Quem Entende 

Lucas Nunez, vocalista da Bandavanera, fala sobre o grupo Portal da Vanera:

— Achei que a banda tem grande potencial, aposta em composições próprias para música de trabalho. Isto tem que ser valorizado. Na musicalidade da banda, observei influências de grupos já consolidados no segmento da vanera, principalmente a levada da bateria e as linhas de gaita. Com humildade e determinação, eles conseguirão alavancar o seu trabalho.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias