Entretenimento



Falando de Sexo

Falta de lubrificação e dor no sexo: acabe com este incômodo

Se não há nada de errado, algumas soluções podem ajudar.

09/08/2018 - 13h46min

Atualizada em: 09/08/2018 - 13h48min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Andréa Alves
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução

Amigas, sou uma sessentona que gosta muito de fazer sexo com o marido. O problema é que minha vagina fica muito seca e acabo tendo dor. O que eu posso fazer para melhorar isto?

Amiga, o desconforto na relação sexual, que se chama dispareunia, é um problema muito comum entre as mulheres de todas as idades, principalmente, após a menopausa e doenças que afetam os hormônios, como o câncer. 

Isto deve ser discutido com seu médico, para que ele faça uma avaliação e tenha certeza de que não há problemas graves de saúde. Se não há nada de errado, algumas soluções podem ajudar a terminar com o desconforto.

O mais comum são os vários tipos de lubrificantes sexuais, à base de água, óleo e silicone. 


Como usar

Podem ser aplicados nos órgãos genitais de um ou de ambos os parceiros, antes da atividade sexual. A finalidade é facilitar a penetração, o uso de brinquedos eróticos e a masturbação.

Eles possuem diferenças quanto à coloração, aroma e ao sabor. Está comprovado que não interferem na proteção da camisinha e, raramente, causam alguma irritação. 

Caso ocorra alergia, é preciso suspender o uso imediatamente, lavar a região com água corrente e abundante e procurar o médico o quanto antes. 

Não é aconselhável fazer automedicação, pois o remédio errado pode agravar o problema.


Leia outras colunas do Falando de Sexo 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias