Entretenimento



Água na Boca

Com chocolate e afeto: aprenda a fazer bolo super cremoso e cookies com gotas

05/09/2018 - 11h48min


Chocolate é um ingrediente irresistível, que deixa as receitas deliciosas. Pensando no feriadão que vem chegando, sugerimos duas receitas doces para você fazer em casa e agradar à família. 

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   

Bolo super cremoso

Rochedo / Divulgação

INGREDIENTES

- 10 ovos médios
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara rasa (chá) de farinha de trigo
- 500g de chocolate meio amargo (ideal que seja a partir de 50% cacau)
- 400g de manteiga
- Framboesas ou outras frutas para decorar

PREPARO

/// Coloque para derreter em banho-maria a manteiga e o chocolate. Para fazer o banho-maria, coloque água para ferver em uma panela e deixe levantar fervura. Então, desligue e coloque um recipiente com os ingredientes a serem derretidos na boca da panela, sem encostar o fundo na água.
/// Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata até a mistura ficar clara. Acrescente a farinha aos poucos e bata em velocidade baixa até misturar bem. Reserve.
/// Quando o chocolate que estava em banho-maria derreter, despeje-o sobre a mistura de ovos batidos e volte à batedeira, em velocidade mínima _ o suficiente para a mistura ficar homogênea. Coloque, então, em uma fôrma retangular.
/// Leve para assar no forno, pré-aquecido a 180°C, por 15 a 18 minutos. As laterais deverão estar assadas, e o meio, ainda um pouco mole. Desenforme e espere esfriar antes de servir.
/// Sirva com framboesas frescas, ou a fruta de sua preferência.

Dica: Você pode congelar a massa crua ou assada. Deixe descongelar em temperatura ambiente. Você também pode aquecer levemente na hora de servir.

Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 35 minutos

Curiosidade: Este tipo de bolo é chamado fondant, ou seja, ele derrete por completo. É um primo do petit gateau. A diferença é que o petit gateau deve ter a casquinha por fora e ser líquido por dentro, já o fondant deve ser cremoso por completo e derrete no meio. 

Cookies com gotas

União / Divulgação

INGREDIENTES

- 150g de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 100g de gotas de chocolate

PREPARO

/// Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Bata a manteiga, o açúcar e o ovo até obter um creme leve. Sem bater, junte a farinha, o bicarbonato, o sal, as gotas de chocolate e misture bem até formar uma massa homogênea.
/// Faça rolos de 3cm a 4cm de diâmetro e leve à geladeira por 30 minutos.
/// Divida a massa em 30 porções, faça bolas pequenas e coloque-as em uma assadeira, sem untar. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourarem levemente. Sirva a seguir.

Rendimento: 30 unidades
Tempo de preparo: 1 hora

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias