Entretenimento



Entretenimento na faixa

Invernada Farroupilha no Araújo Vianna e mais opções de graça pro seu fíndi

Ainda há atrações para encerrar a Semana Farroupilha

21/09/2018 - 11h30min

Atualizada em: 28/09/2018 - 11h29min


Invernada Farroupilha no Araújo Vianna 

Matheus Aguilar / Divulgação/PMPA

A Semana Farroupilha será encerrada em grande estilo com a 1ª Invernada Farroupilha Paixão Cortes 2018 Mostra de Dança. O espetáculo reúne grupos de danças tradicionais para comemorar o mês dedicado à tradição da cultura sul-riograndense. O evento é apresentado pela empresa e aplicativo de transporte individual 99 com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e conta com uma programação que reúne dez grupos de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que vêm se destacando pela pesquisa e produção de dança em atividades de Arte e Tradição Gaúcha nos palcos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Nesta primeira edição, será realizado um tributo e homenagem ao folclorista Paixão Cortes, que faleceu no dia 27 de agosto.

Em cena,  a qualidade técnica de alguns dos melhores intérpretes, a diversidade de estilos com danças como a chimarrita, pezinho, cana-verde, xote, rancheira, balaio e chula, além de composições sobre temas da cultura gaúcha. A apresentação é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (Erico Verissimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h. No sábado, os ingressos estarão disponíveis na recepção do Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), das 14h às 18h. Ingressos restantes serão distribuídos na bilheteria do Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h. 

— Onde: Auditório Araújo Vianna, Osvaldo Aranha, 685.
— Quando: Domingo, a partir das 17h.

Filme sobre a Lomba do Pinheiro

Thiago Lázeri / Divulgação

Dirigido por Luciane Panisson, Sobre Marias e Terezas é o primeiro filme totalmente rodado na Lomba do Pinheiro, bairro localizado na divisa entre Porto Alegre e Viamão. Para retratar a vida e a história dessa comunidade, o Coletivo Das Flor produziu um documentário ficcional que explora um tema universal: o papel da mulher na sociedade. 

— Onde: Salão da Igreja São Pedro, Rua Roque Gonzales, s/nº, Lomba do Pinheiro.
— Quando: Sábado, às 16h.

Projeto Desconcerto celebra a primavera

Sofia Cortese / Divulgação

A próxima edição do projeto Desconcerto vem acompanhada pela primavera. O tenor Cecé Pereira e o pianista Daniel Benitz celebram a estação em que a natureza desabrocha com um repertório dedicado às canções do Romantismo Alemão. O objetivo é apresentar a música clássica em um formato diferente do convencional, estimulando novas formas de performance e escuta. Contribuição espontânea.

— Onde: Parangolé Bar, Lima e Silva, 240.
— Quando: Sábado, a partir das 18h30min. 

 

Festival O Bairrista celebra tradição

David Reis / Divulgação
Acústicos e Valvulados está entre as atrações

No ParkShopping Canoas, as homenagens ao tradicionalismo estão repletas de atrações. O Festival O Bairrista vai levar para o palco do Centro de Eventos do Park o melhor da música tradicionalista, com shows de bandas e músicos como Shana Müller, Elton Saldanha, Rock de Galpão, Os Fagundes, Acústicos e Valvulados, Aluísio Rockembach, Império da Lã e muitos outros nomes de destaque no cenário da música regional. Serão três dias de muitas atrações, incluindo gastronomia típica e outras atividades vinculadas à cultura gaúcha. 

— Onde: Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, Av. Farroupilha, 4545.  
— Quando: Sábado, 11h às 23h e domingo, 11h às 22h. 

Confira a programação completa:

Sábado  
11h - Síndrome
12h30min - Acídah  
14h - Jef
15h30min - Diego Dias
17h - Pedro Ernesto e Banda
18h30min - Aluísio Rockembach
20h - Elton Saldanha  
21h30min - Rock de Galpão   

Domingo
11h - Dan  
12h30min - Banana Juana  
14h - Cesar Oliveira & Rogério Melo  
15h30min - Yangos
17h - Acústicos e Valvulados  
18h30min - Joca Martins
20h - Esteban  
21h30min - Shana Muller 

Oficina de jardinagem pra gurizada

O evento voltado para o público infantil, celebra a chegada da primavera. Crianças de três a dez anos estão convidadas a aprender cuidados básicos com as plantas, especialmente com as flores, na ação que acontece em parceria com o Colégio Sinodal do Salvador. Serão disponibilizados vasos de flores para que os participantes possam soltar a imaginação e personalizar os seus vasinhos com adesivos e desenhos. Ao final da oficina, as crianças poderão levar o vaso para casa e continuar os cuidados com as plantinhas, conforme as dicas ensinadas durante o evento. A oficina tem duração aproximada de 30 minutos e as dinâmicas serão realizadas em diferentes turmas ao longo da tarde. Fichas que serão entregues por ordem de chegada, a partir das 12h30min. 

— Onde: Boulevard Assis Brasil, Av. Assis Brasil, 4320.
— Quando: Sábado, no Das 13h às 18h.

Recital de Piano

Divulgação

O pianista mineiro Gabriel Oliveira, vencedor do 2º Concurso de Piano Casa da Música Poa,  apresenta um recital com obras de Mozart (1756-1791), Chopin (1810-1849), Liszt (1811-1886), Debussy (1862-1918) e Krieger (1928-). Gabriel Oliveira foi o , realizado no ano passado. A apresentação faz parte da Série Pianíssimo. O ingresso é uma doação para o artista, valor livre.

— Onde: Casa da Música de Porto Alegre, Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.
— Quando: Sábado, a partir das 18h.

Fíndi no Iberê 

Mateus Bruxel / Agencia RBS

Sábado e domingo, das 14h às 19h: Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: Formas em Movimento. Sábado, às 15h: Atividade para crianças de 8 a 12 anos, Oficina Mini-museu. Inscrições via bit.ly/Inc_OfIberê. Às 16h: Exibição do longa Proxy Reverso, de Guilherme Peters e Roberto Winter, em sessão comentada com o artista visual Leo Caobelli. Inscrições via bit.ly/Inc_PIberê. Às 17h: Oficina Tecendo narrativas: criando fantasmagorias. Inscrições via bit.ly/Inc_OtIberê. Domingo, às 16h: Estreia da série documental Três Jóias – Caminhos do Despertar. Exibição do primeiro episódio, Buda: Um Encontro Com Mestres Brasileiros, de Kentaro Sugao. Sessão comentada por Lama Padma Samten, Lama Jigme Lhawang e Monge Kentaro Sugao e Monge Dengaku. 

— Onde: Fundação Iberê Camargo Av. Padre Cacique, 2.000.

Cinema ao ar livre

Edição Primavera exibe filmes ao ar livre no estacionamento do shopping.  Evento conta a food e beer trucks. 

— Onde: BarraShoppingSul, Av. Diário de Notícias, 300.
— Quando: Sábado e domingo, às 21h.

Picnic Cultural

Evento com apresentações musicais, food e beer trucks e bazar de artesanatos. 

— Onde: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Rua João Alfredo, 582.
— Quando: Domingo, das 12h às 20h.

Seu Cuca solta o som em Novo Hamburgo

Fábio Bueno / Divulgação

A banda de reggae e surf music do Rio  de Janeiro se apresenta em festa a céu aberto em Novo Hamburgo. O evento conta com food trucks e feirinha de artesanato. Também haverá shows das bandas Readymade Rhcp, The Modern Age – Strokes Tribute e Donavan, além de discotecagem do DJ Lelê Bortholacci. 

— Onde: Rua Tapes, 503, Novo Hamburgo. 

— Quando: Domingo, a partir das 12h. 

Hora da Criança 

Contação de poesias com Rosane Castro. 2º Andar, em frente à livraria Saraiva.

— Onde: Praia de Belas Shopping, Av. Praia de Belas, 1.181.
— Quando: Todos os domingos, às 16h.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias