Entretenimento



Água na Boca

Semana Farroupilha na cozinha: aprenda a fazer duas receitas tradicionais do RS

19/09/2018 - 13h17min

Atualizada em: 19/09/2018 - 16h25min


Para celebrar a Semana Farroupilha, o professor Bruno Ivanoff, da Faculdade Senac Porto Alegre, preparou duas receitas deliciosas: um matambre recheado e, de sobremesa, um doce que utiliza bergamota. Divirta- se e comemore as suas raízes! 

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   

MATAMBRE RECHEADO

João Rosa / Divulgação

INGREDIENTES:

—1,5kg de matambre
— 350g de bacon fatiado
— 2 cebolas
—1 pimentão
— 4 dentes de alho
— 2 ovos cozidos, sem casca
— Sal e pimenta a gosto

ACOMPANHAMENTO:

— 1/ 2 moranga ( grande)
— 1 cebola picada
— 2 colheres ( sopa) de óleo vegetal
— 2 xícaras de água
— 1 xícara de farinha de mandioca
— Sal, pimenta e noz- moscada a gosto 

FINALIZAÇÃO:

— 150g de broto de agrião

PREPARO:

Pique as cebolas, o pimentão e os dentes de alho e coloque- os em um pote grande. Rale os ovos cozidos dentro deste pote e misture- os com os legumes. Tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve. 

Pegue o matambre e abra-o bem, deixando virada para baixo a parte mais clara ( com mais gordura). Tempere a gosto ambos os lados, com sal e pimenta. Sobre a parte do matambre que ficou para cima, disponha as fatias de bacon. Sobre elas, coloque a mistura de legumes com ovos, que vai compor o recheio. 

Deixe uma folha de papel alumínio aberta sobre a mesa. Depois de recheado, enrole o matambre com bastante firmeza e coloque- o sobre o alumínio, envolvendo- o também com firmeza. Passe várias camadas de papel- alumínio e feche- o, afim de não deixar que o líquido vaze durante o cozimento. Coloque o matambre recheado no forno e deixe- o assando por 4 horas, a 130 graus. 

Guarnição: descasque a moranga, tire suas sementes e corte- a em cubos. Numa panela, refogue- a com a cebola e o óleo vegetal em fogo baixo. Tempere com sal, pimenta e noz- moscada a gosto. Coloque a água, tampe a panela e deixe cozinhar até ficar bem macia. Então, use um garfo para esmagar a moranga até parecer um purê. Em seguida, coloque a farinha de mandioca e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos. Para finalizar o prato, sirva o purê de moranga, o matambre e os brotos de agrião sobre ele. 

FLAN DE BERGAMOTA COM PRALINÊ DE NOZES

João Rosa / Divulgação

INGREDIENTES:

— 400ml de suco de bergamota
— 500ml de leite
— 9 colheres ( sopa) de açúcar
— 4 ovos inteiros
— 3 gemas
— 1 colher ( chá) de essência de baunilha 

Caramelo:

— 8 colheres ( sopa) de açúcar 

Pralinê de nozes:

— 12 colheres (sopa) de açúcar
— 80g de nozes picada

PREPARO:

Caramelo: numa panela, coloque o açúcar e, em fogo baixo, cozinhe até atingir o ponto de caramelo. Cuide para não queimar. 

Flan: numa tigela, misture o suco de bergamota, o leite, o açúcar, os ovos, as gemas e o extrato de baunilha. Deixe a mistura homogênea e reserve. Você pode usar uma fôrma grande (tipo a de pudim) ou fôrmas individuais, conforme seu gosto. Na montagem, é coloque primeiro o caramelo e, depois, a mistura para o flan. Leve ao forno, em banhomaria, a 160 graus, por 45 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente e, depois, deixe na geladeira por, pelo menos, duas horas. Para servir a sobremesa, você pode também fazer o pralinê e acrescentar doce de leite, como na foto. 

Pralinê de nozes: coloque o açúcar em uma panela e cozinhe- o em fogo baixo até atingir o ponto de caramelo. Então, sem desligar o fogo, jogue na panela as nozes e misture- as com o caramelo. Em seguida, despeje a mistura em uma superfície de pedra ou, se não tiver, em um pirex e deixe- a ali até esfriar. Então, com uma faca, desgrude- a da superfície e pique- a grosseiramente.

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias