Entretenimento



Falando de Sexo

A importância da higiene íntima depois da transa

Tomar banho após a relação é necessário, mas não precisa sair correndo para o banheiro.

18/10/2018 - 20h00min


Reprodução / Reprodução

Queria saber se é preciso tomar banho logo após o sexo ou se posso esperar até o dia seguinte, quando acordo. Eu não tomo pílula e também não uso camisinha, porque li que, ao tomar banho após a relação, não há perigo de engravidar. Mesmo assim, ainda fico em dúvida.

Tomar banho após a relação sexual é necessário, mas não precisa sair correndo para o banheiro logo após. Higienizar o órgão sexual, depois do ato, ajuda a evitar, principalmente, infeções causadas por fungos, como a candidíase. 

Lavar a região genital, após a relação, também ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. Caso você não tenha usado preservativo, a higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da vagina junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação – substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos. 

A flora bacteriana nos tecidos do pênis e da vagina aumenta após a relação sexual, principalmente próximo do período menstrual. Caso essa flora esteja modificada, há riscos de transmissão de doenças. 

A higiene pode ser feita até em poucas horas após a relação – não precisa ser imediatamente. 

Há risco

Agora, atenção! É bom lembrar que o banho não faz milagre. 

Se houver ejaculação dentro da vagina, não adianta tomar banho, lavar com água e sabão nem nada do tipo. Poucos segundos após a ejaculação, os espermatozoides já estão dentro do seu útero e trazem risco de gravidez.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias