Aprenda a como fazer pão de abobrinha e maionese de rúcula - Entretenimento

Versão mobile

 

Água na Boca03/10/2018 | 12h01

Aprenda a como fazer pão de abobrinha e maionese de rúcula

Feitos em casa, um pão e uma pastinha podem servir como lanche ou até a entrada para uma refeição. Por não conterem conservantes, como os produtos industrializados, cuide para consumir rapidamente esses itens – ou poderão estragar. Nesta página, veja o passo a passo para fazer um pão de abobrinha, dica da chef Paula Weber, do site Pitadas & Palpites, e uma maionese de rúcula. 

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   

Pão de abobrinha

Foto: Pitadas & Palpites / Divulgação

INGREDIENTES

- 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo
- 1 abobrinha pequena ralada no ralo grosso
- 2 ovos
- 1 xícara de leite morno
- 1/2 xícara de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 100g de castanha do Pará picada
- 50g de queijo parmesão ralado
- Azeite e farinha para untar 

PREPARO

/// Unte uma forma grande de bolo inglês — possível também escolher duas pequenas.
/// Em uma tigela, peneire os ingredientes secos: farinha, amido de milho e açúcar. Acrescente o fermento e reserve. Em outro recipiente, misture a abobrinha, os ovos, o azeite, o leite e o sal.
/// Adicione, aos poucos, os ingredientes secos e a castanha do pará e misture até obter uma massa homogênea. Depois, sove a massa em uma superfície com farinha.
/// Coloque na forma e deixe descansar por 40 minutos ou até que dobre de tamanho. Polvilhe com queijo ralado e coloque para assar em forno pré-aquecido por 35 minutos. Desenforme ainda morno.

Maionese de rúcula

Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

INGREDIENTES

- 1 dente de alho
- 50ml leite comum ou leite vegetal (de soja ou aveia, por exemplo)
- 6 folhas de rúcula
- Óleo vegetal ou azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto

PREPARO

/// Em um liquidificador, coloque um dente de alho descascado e 50ml de leite. Bata em velocidade média e deixe o aparelho ligado.
/// Remova apenas a sobretampa (aquela tampa menor que fica no meio da tampa principal do liquidificador) e, por meio dela, acrescente, aos poucos, o óleo ou o azeite à mistura. Mas, atenção: você deve derramá-lo vagarosamente, com apenas um fio, ou seja, em pouquíssima quantidade, para evitar que a maionese desande.
/// Siga colocando o óleo ou azeite até que a mistura adquira consistência de maionese (você perceberá que o som do liquidificar vai mudar quando atingir o ponto). Assim que chegar ao ponto, desligue o liquidificador.
/// Tempere, a gosto, com sal e pimenta. Separe as folhas de rúcula e corte-as em partes menores. Coloque a rúcula cortada junto à maionese, no liquidificador. Com o aparelho desligado, use uma colher para misturar as folhas com a maionese. Tampe (com a tampa completa) e bata novamente, em velocidade média, até a mistura ficar homogênea. Sirva a seguir. 

Dicas: Se você não gosta de rúcula, pode usar outro ingrediente para fazer a maionese, como manjericão, cenoura ou espinafre. Você pode também fazer a maionese sem sabor, apenas temperada. Para isso, colocar uma colher (café) de mostarda dá um toque bem especial!

 Confira outras receitas da seção Água na Boca   


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros