Entretenimento



Falando de Sexo

O herpes pode atrapalhar a vida sexual?

 O herpes é uma infecção viral que se contrai por meio de contato direto com a ferida de alguém, mas também pela roupa, pelo compartilhamento do mesmo banheiro ou até mesmo pelo ar – no caso da herpes zoster, que, geralmente, aparece nas costas ou no abdômen.

16/10/2018 - 18h48min


Reprodução / Reprodução

Gostaria de saber sobre herpes. Posso ter pego de alguém no passado? Ou na infância? Quando estou estressada, piora? Sofro muito com isto e não tenho vontade de ter relação sexual por medo.

Amiga, o herpes é uma infecção viral que se contrai por meio de contato direto com a ferida de alguém, mas também pela roupa, pelo compartilhamento do mesmo banheiro ou até mesmo pelo ar – no caso da herpes zoster, que, geralmente, aparece nas costas ou no abdômen. O herpes zoster é a reativação do vírus da catapora que se manifesta em um local específico, quando há baixa na imunidade. Geralmente, o indivíduo é contaminado pelo vírus da catapora na infância e a desenvolve. Porém, pode demorar anos para que os primeiros sintomas se desenvolvam.

Mães com herpes podem transmitir ao recém-nascido durante o parto. O vírus do herpes labial ou genital pode ser transmitido mesmo se a pessoa não tem sintomas ou sinais de infecção. 

Sintomas

Os sinais da doença genital podem começar como pequenas bolhas dolorosas que cicatrizam dentro de algumas semanas. As bolhas e feridas formam ínguas, áreas avermelhadas em torno de seus órgãos genitais sem dor, coceira ou formigamento. 

Não há cura para a infecção genital. Mas os sintomas podem ser amenizados e evitados com o tratamento. É claro que a vida sexual dos indivíduos que têm a doença implica maiores cuidados, mas é possível ter uma vida sexual ativa!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias