Entretenimento



Falando de Sexo

A vasectomia pode causar impotência?

Esta é uma dúvida bem comum entre os homens

27/11/2018 - 20h00min


Reprodução / Reprodução

Odeio tomar pílula e tenho dois filhos. Pedi para o meu marido fazer vasectomia, mas ele diz que tem medo de ficar impotente. Como é esta cirurgia?

Este é um medo bem comum entre os homens. A maioria tem receio da cirurgia, de perder a masculinidade, ou de outra coisa qualquer. Não tem nada a ver! Não existe nenhum prejuízo com relação à potência ou à performance sexual. 

A vasectomia é uma operação muito simples. É um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos por meio do epidídimo (um “tubo” na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra. 

Consequências

Alguns pacientes sentem um pequeno desconforto nos testículos, pois o epidídimo fica um pouco hipertenso. Fora isto, é um procedimento simples, que, raramente, traz inconveniências. A cirurgia não altera a produção nem a quantidade de líquido eliminado na ejaculação, que pode ficar um pouco mais fluido, mas, na maioria dos casos, isto nem é percebido.

Benefícios

Pode ocorrer uma melhora na libido do homem que fez a vasectomia, porque ele passa a transar sem preocupação. Além disso, a mulher se solta e passa a ser mais participativa, porque desaparece o medo de engravidar. Na verdade, o que vemos, do ponto de vista sexual, é que a vasectomia representa, muitas vezes, um benefício para o casal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias