Após críticas do Conselho de Fonoaudiologia, Globo explica cena polêmica de "O Sétimo Guardião" - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Polêmica28/11/2018 | 08h19Atualizada em 28/11/2018 | 11h14

Após críticas do Conselho de Fonoaudiologia, Globo explica cena polêmica de "O Sétimo Guardião"

Personagem de Carol Duarte foi "curada" da gagueira após violência

Após críticas do Conselho de Fonoaudiologia, Globo explica cena polêmica de "O Sétimo Guardião" TV Globo / Reprodução/Reprodução
Foto: TV Globo / Reprodução / Reprodução

Uma cena exibida no capítulo de sábado (24) em O Sétimo Guardião provocou revolta em profissionais de fonoaudiologia. A prostituta Stefânia (Carol Duarte) ficou "curada" da gagueira depois de quase ser estrangulada por Sampaio (Marcello Novaes). O susto teria resolvido o problema de fala da moça o que, segundo especialistas, é impossível de acontecer. Além do mais, a cena pode induzir as pessoas a pensar que a violência seria uma forma de resolver este tipo de distúrbio. 

Na trama, Stefânia irritou o pilantra ao tentar seduzí-lo novamente, por ordem de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), com o intuito de verificar se ele tem a marca do sétimo guardião (uma pata de gato). Furioso, Sampaio partiu pra cima da jovem, obrigando-a a revelar o que ela procurava em suas costas.

Na página do Conselho Federal de Fonoaudiologia no Facebook, o órgão publicou uma nota de repúdio à cena da novela:

"Apesar de sabermos que a obra é ficcional, a cena veiculada é bastante equivocada e desrespeita, de maneira irresponsável, os sujeitos que apresentam gagueira", diz um trecho da postagem, que já tem mais de 4 mil compartilhamentos.

Procurada, a Comunicação da Globo se posicionou sobre a polêmica:

"O Sétimo Guardião é uma obra de realismo mágico. Vale ressaltar ainda, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade."

-->
 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros