Entretenimento



Polêmica

Após críticas do Conselho de Fonoaudiologia, Globo explica cena polêmica de "O Sétimo Guardião"

Personagem de Carol Duarte foi "curada" da gagueira após violência

28/11/2018 - 08h19min

Atualizada em: 28/11/2018 - 11h14min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
TV Globo / Reprodução

Uma cena exibida no capítulo de sábado (24) em O Sétimo Guardião provocou revolta em profissionais de fonoaudiologia. A prostituta Stefânia (Carol Duarte) ficou "curada" da gagueira depois de quase ser estrangulada por Sampaio (Marcello Novaes). O susto teria resolvido o problema de fala da moça o que, segundo especialistas, é impossível de acontecer. Além do mais, a cena pode induzir as pessoas a pensar que a violência seria uma forma de resolver este tipo de distúrbio. 

Na trama, Stefânia irritou o pilantra ao tentar seduzí-lo novamente, por ordem de Ondina (Ana Beatriz Nogueira), com o intuito de verificar se ele tem a marca do sétimo guardião (uma pata de gato). Furioso, Sampaio partiu pra cima da jovem, obrigando-a a revelar o que ela procurava em suas costas.

Na página do Conselho Federal de Fonoaudiologia no Facebook, o órgão publicou uma nota de repúdio à cena da novela:

"Apesar de sabermos que a obra é ficcional, a cena veiculada é bastante equivocada e desrespeita, de maneira irresponsável, os sujeitos que apresentam gagueira", diz um trecho da postagem, que já tem mais de 4 mil compartilhamentos.

Procurada, a Comunicação da Globo se posicionou sobre a polêmica:

"O Sétimo Guardião é uma obra de realismo mágico. Vale ressaltar ainda, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias