Aprenda a fazer duas receitas com ingredientes de origem africana - Entretenimento

Vers?o mobile

 

Água na Boca21/11/2018 | 14h01

Aprenda a fazer duas receitas com ingredientes de origem africana

A influência africana na culinária brasileira é grande. E, para marcar o 20 de novembro – ontem –, Dia da Consciência Negra, o Água na Boca traz preparações com ingredientes utilizados na culinária afro-brasileira. Entre eles, a canjica e o quibebe – espécie de purê preparado com abóbora. As dicas de Quibebe com Charque vêm de uma visita da Emater/RS ao Quilombo Peixoto dos Botinhas, em Viamão. A receita é tradicional na comunidade quilombola.

Quibebe com charque

Foto: Emater / Divulgação

INGREDIENTES

Quibebe:
1 cebola pequena
3 colheres (sopa) de óleo
1kg de abóbora cortada em cubos
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de milho 

Charque
1kg de charque dessalgado, cozido e desfiado
2 cebolas grandes cortadas em pétalas
1/2 colher (sopa) de sal
Tempero verde a gosto

PREPARO

Quibebe: refogue a cebola com o óleo até dourar. Após, coloque a abóbora numa panela de pressão, tampe-a e, após a fervura, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Quando a abóbora estiver cozida, mexa até ela virar um purê. Acrescente o açúcar, a farinha de milho e misture. Coloque o quibebe numa travessa de vidro e reserve.

Charque: em uma panela, cozinhe o charque. Depois, desfie-o, coloque-o na panela com o óleo e refogue. Reserve. Em uma frigideira, frite a cebola. Em seguida, misture o sal. Misture o charque com a cebola frita e acrescente o tempero verde. Para servir, disponha o charque sobre o quibebe.

Canjica

Foto: Camil / Divulgação

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de canjica branca
7 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 cravos da índia
1 pedaço pequeno de canela em pau
1/2 xícara (chá) de leite de coco

PREPARO

Deixe a canjica de molho por 6 horas. Escorra e coloque em uma panela de pressão. Adicione a água, tampe e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão. Desligue o fogo e deixe sair todo o vapor, reserve uma xícara (chá) da água do cozimento e escorra o restante. Em uma panela, acrescente o milho de canjica cozido, a água do cozimento reservada, o leite, o açúcar, o cravo e a canela. Deixe cozinhar em fogo médio até o caldo começar a engrossar. Acrescente o leite de coco e deixe apurar por mais 2 minutos. Sirva quente ou frio.

Dica: Experimente servir com coco seco ralado, amendoim torrado ou polvilhado com canela.

 Confira outras receitas do Água na Boca 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros