Entretenimento



Falando de Sexo

Câncer de próstata pode causar impotência?

A extensão do tumor e o respectivo tratamento causam consequências em diferentes graus. Na maioria dos casos, o homem passa a não ejacular mais. 

06/11/2018 - 18h31min


Meu marido começou o tratamento para câncer de próstata. O que acontece com o homem? Perguntamos isto para o médico, e ele disse que só o tempo dirá.

Reprodução / Reprodução

O diagnóstico de câncer de próstata pode abalar, especialmente, a autoconfiança e a autoestima do homem, o que tende a prejudicar seu desempenho e sua satisfação sexual. 

A extensão do tumor e o respectivo tratamento causam consequências em diferentes graus, que podem resultar em mudanças na ereção dele. Na maioria dos casos, o homem passa a não ejacular mais. 

Leia outras colunas de Falando de Sexo

Importa, também, o tipo de personalidade de cada um. Pacientes com perfil depressivo costumam reagir de modo mais negativo, o que pode agravar a depressão desencadeada pelo diagnóstico ou pela limitação sexual. 

O papel da mulher, neste momento, é fundamental. Desde ter uma relação de qualidade com o marido, sendo sexualmente ativa, até se informando sobre o que pode ou não ser feito durante o tratamento.

Recuperação

Durante o período de recuperação, a parceira deve ter tolerância com as crises de dor, de incontinência urinária e de disfunção erétil. As falhas de ereção (que serão sanadas por meio de tratamento específico) podem gerar falta de desejo sexual, que o homem desenvolve como “proteção” contra a necessidade de sexo, que o levaria à frustração pela falta de rigidez no pênis. 

Portanto, a parceira deve estar preparada para esta fase, inclusive para a mudança na maneira de estimular e de fazer sexo, enquanto a penetração não for possível.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias