Entretenimento



Falando de Sexo

Como conversar com as crianças sobre sexualidade?

Nem sempre os pais, ao verem seus filhos se tocando, reagem com naturalidade. É preciso lembrar que a educação sexual deve começar sempre dentro da família. 

21/11/2018 - 17h32min


Minha filha de dois anos e meio está na fase de tirar as fraldas. Algumas vezes, fica tocando em sua vagina. Acho que ela está se descobrindo, mas minha sogra disse que não posso permitir. Mas isto é normal, não?

Reprodução / Reprodução

Amiga, a retirada das fraldas, a partir dos dois anos, desperta o interesse da criança pelos órgãos sexuais. É a fase das descobertas. É quando ela percebe que tocar as partes íntimas causa uma sensação gostosa. É uma das maneiras da criança criar amor pelo seu corpo. Explique que não é para ela se tocar na frente dos outros. Nestas ocasiões, desvie a atenção para outra situação.

Mas nem sempre os pais, ao verem seus filhos se tocando, reagem com naturalidade. Surpresa, constrangimento e até atitudes repressoras podem surgir ao flagrarem o filho entretido com seus genitais. É preciso lembrar que a educação sexual deve começar sempre dentro da família. 

Leia outras colunas

Diálogo

Muitas vezes, falar sobre sexualidade com os filhos não é uma tarefa fácil. Porém, isto é muito importante para ajudar a desenvolver uma atitude responsável e saudável nas diversas fases de vida sexual. As dúvidas vão aparecer no dia a dia da família, e é preciso estar atento para tentar esclarecê-las. 

Cada família tem seu jeito de falar sobre o tema. O importante é que o diálogo e o respeito estejam presentes. Lembre-se que a conversa pode começar em frente à televisão, em um passeio, em uma cena do dia a dia. Este é um papo que deve continuar ocorrendo com naturalidade, amor e alegria. Assim, é mais fácil trocar ideias. 

Informar e orientar é uma forma de prevenir problemas ligados à sexualidade. Portanto, conversar sobre isto, nas diferentes fases do desenvolvimento, é uma maneira de evitar futuros problemas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias