Entretenimento



Estrelas da Periferia

Conheça o grupo da Agronomia que vem chamando atenção em rodas de samba no Gasômetro

Banda Nosso Pagode criou uma roda que movimenta a região, que está renovada desde as obras de revitalização

13/11/2018 - 07h00min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Desde julho deste ano na estrada, os integrantes do grupo Nosso Pagode, da comunidade da Vila dos Herdeiros, no bairro Agronomia, foram chamar atenção longe de lá: na remodelada Orla do Guaíba. Cientes de que o local, um dos cartões-postais de Porto Alegre, ganhou mais destaque na nova fase, eles decidiram criar uma roda de samba diferente.

Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Pagodeiros começaram as rodas no Gasômetro em julho deste ano

— É o lugar do momento. O nosso projeto, ali, é mais do que uma roda de samba, tem toda uma interação com o público. Temos plaquinhas com o nome do grupo para o pessoal tirar foto, e promovemos um concurso de dança. A galera pode pedir  música, e a gente toca — explica Juliano, que toca violão e canta. 

Só no chapéu

Aposta no rap de protesto e ações comunitárias: conheça o Cria di Favela

Desde a fundação do Nosso Pagode, os músicos, todos experientes e conhecedores do mercado local, começaram um trabalho forte para que o nome da banda ficasse conhecido. Assim, as principais apresentações são em locais públicos, sem cobrança de ingresso – além da Orla do Guaíba, a banda faz shows na Redenção.  

– Nossa fonte de lucro são as doações de quem nos assiste, deixamos ali o chapéu para receber as doações, além da venda de copos personalizados da banda. A ideia é sermos artistas de rua – afirma Juliano.

Leia outras colunas

Mesmo com pouco tempo de grupo, os pagodeiros da Vila dos Herdeiros já trabalham na gravação do primeiro EP, com cinco faixas – Amor Próprio, Tirando Onda, No Grito da Galera, Pegando Fogo no Samba e Vai Voltar – que deve sair no ano que vem. No momento, os músicos ainda não incluíram o repertório autoral no show.

— Isso deve acontecer em um segundo momento. Como a gente sempre busca a participação do povo, ficaria estranho, neste momento, tocar músicas próprias. A galera perguntaria: "Que músicas são essas?" — explica Juliano.

Além das rodas, o grupo também faz shows comunitários, na Vila dos Herdeiros, e shows especiais, como acontecerá em janeiro do ano que vem. Na ocasião, eles farão uma apresentação na sede do Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre.

— Teremos um repertório especial para a gurizada do Instituto, músicas do universo deles — diz o músico.

Ainda integram o Nosso Pagode Marcelo (tam-tam e vocal), Cristian (pandeiro e vocal), Patrick (surdo e vocal) e Tiago (cavaco e vocal).

Pitaco de Quem Entende 

Lelê, vocalista do Louca Sedução, fala sobre o som do Nosso Pagode:

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Lelê curtiu o som dos pagodeiros

– É um grupo muito interessante, com ótimos cantores, que vem na linha do pagode romântico. Os vocais têm uma harmonia muito qualificada. Parabéns pela qualidade, e muito sucesso!

Aqui, o espaço é todo seu

— Para falar com o grupo, ligue para 98527-7378.

— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias